Empresarial

Dicas de como escolher um bom contador para sua empresa

Buscar uma contabilidade confiável pode ser mais fácil do que imagina. Basta seguir estas recomendações.

05/12/2018 17:30:21

2.030 acessos

Dicas de como escolher um bom contador para sua empresa

Atualmente, a contabilidade deixou de ser apenas um prestador de serviços relacionados a balancetes e escriturações e passou a ser uma assessoria estratégica fiscal, tributária e financeira para garantir o perfeito funcionamento e crescimento do seu negócio em um mercado cada vez mais exigente.

A contabilidade é considerada a primeira parceira da empresa, desde a sua concepção. Por ter um papel que exige tamanha responsabilidade, o empreendedor deve ficar atento na escolha de seu braço direito na caminhada rumo ao sucesso.

Para isto, preparamos várias dicas de como escolher um escritório de contabilidade.

  • Peça Indicações: Buscar referências é uma das melhores formas de começar o processo seletivo da busca de um bom contador. Pedir indicação de outros empresários dará muita segurança, pois, as pessoas costumam indicar algo apenas quando já recebeu recomendações ou já utilizou os serviços. Hoje em dia, é muito comum também, as indicações por meio da internet. Através de comentários ou uma rápida busca por contabilidades no Google, pode aparecer nas primeiras páginas as melhores opções da região, devido a excelente seleção que a ferramenta faz.  
  • Verifique os clientes atendidos pela contabilidade: É de praxe, no próprio site da contabilidade, possuir uma aba de clientes atendidos. Verifique se a contabilidade divulga os nomes de seus principais clientes e entre em contato com estas empresas para buscar mais referências sobre as soluções prestadas e atendimento. 
  • Leia o blog do site: Excelentes contabilidades costumam criar conteúdo informativos disponibilizados através de seus sites. Pelos textos você poderá ter conhecimento se a contabilidade possui excelência, através de informações que passa gratuitamente a quem visita seu site.  
  • Nichos atendidos: Cheque se a contabilidade possui expertise no setor que você atua ou irá atuar. O motivo de escolher desta forma, é que a contabilidade se tornou especialista naquele mercado e poderá oferecer um planejamento tributário mais elaborado e conhecimento em incentivos fiscais, além das melhores alíquotas. 
  • Tempo de mercado: Veja quanto tempo de experiência possuem os profissionais. 
  • Confira a situação cadastral da contabilidade: Obrigatoriamente, a contabilidade deve possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), Alvará de Funcionamento e cadastro junto ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade)
  • Atendimento, Comunicação e Localização: A facilidade do relacionamento entre você e seu contador fará toda diferente no dia-a-dia. Uma contabilidade com poucos colaboradores é uma melhor opção quando se quer uma excelente prestação de serviços e um contato mais estreito com o contador responsável. A logística entre o contador e sua empresa, também ajudará no momento das visitas pessoais e/ou entrega de documentos, por exemplo. 
  • Visite o escritório: Um contato pessoal pode render uma negociação melhor e possibilitará conhecer a estrutura e os profissionais que irão lhe atender. 
  • Contrato: Atente-se quanto as cláusulas do contrato e conheça quais são as responsabilidades do contador e do empresário, para uma perfeita execução do trabalho, e para que sua empresa não perca prazos ou receba penalidades do governo por desorganização de documentos e falta de informações. 

Contratar uma contabilidade correta é uma das formas mais inteligentes de começar e dar continuidade nas atividades empreendedoras. Por isso, é aconselhável seguir estas dicas de como contratar um contador.

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.