x

Empresarial

Empreender vale a pena?

Em um país com alto índice de encerramento de empresas, será que realmente vale a pena empreender?

10/12/2018 13:02:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreender vale a pena?

Empreender vale a pena?
Em um país com alto índice de encerramento de empresas, será que realmente vale a pena empreender? 
 
A resposta é sim, vale muito a pena empreender. Existem obstáculos no mundo do empreendedorismo, mais que com muita força de vontade, foco, determinação e conhecimento no seu nicho com certeza valerá muito a pena. Foi veiculado há alguns meses um dado que deixou-me pensativo, pois o IBGE divulgou que em três anos 341,6 mil empresas encerram suas atividades, fato este que desmotiva o empreendedorismo no país.
 
Porém mesmo diante destes desestímulos que são encontrados, podemos dizer que ainda vale a pena, desde que sigam os seguintes passos:
 
1. OBJETIVO DEFINIDO : Saber qual o ramo irá atuar e de que forma;
 
2. CONHECIMENTO ALIADO : Ter conhecimento sobre o ramo de atividade definido, se aprofundando em todas as suas vertentes de como funciona o ramo;
 
3. LOCALIZAÇÃO IDEAL : A escolha do local sempre foi o ponto chave para qualquer empreendimento;
 
4. LEGALIZAÇÃO SOCIETÁRIA : Realizar a legalização do empreendimento desde sua abertura para obtenção do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvarás de Funcionamento e de Saúde, além do registro da marca para evitar complicações futuras;
 
5. ESCOLHA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL : Saber escolher este profissional evita muitos contratempos futuros. Nunca escolha pelo preço e sim pelo profissionalismo.
 
6. ESCOLHA DAS PESSOAS CERTAS : Esta etapa é uma das mais difíceis, pois tem-se que encontrar pessoas que estejam dispostas a acreditarem no empreendimento que não tenham uma cultura enraizada de salário x trabalho, e sim uma cultura em que o olho brilhe como se aquilo fosse seu.
 
7. ATENDIMENTO AO CLIENTE : Atender bem o cliente sempre foi e será primordial, tem que fazer a equipe de atendimento tratar cada cliente como se somente ele existisse, pois haverá recorrências de vendas para a mesma pessoa sempre;
 
8. ORGANIZAÇÃO : Organizar toda a estrutura administrativa e financeira, afim de que  se ter o crescimento constante da organização;
 
9. CONTROLE : Controlar todos os setores do empreendimento, para que diante da longa caminhada empreendedora se possar alinhar o que for preciso para manter o empreendimento sólido.
 
Quando falamos em empreendedorismo, não podemos falar em sorte ou acaso, e sim em planejamento, desenvolvimento, controle e ação. Sempre mantendo dos dados mais organizados possíveis para uma tomada de decisão precisa, evitando uma má gestão organizacional e levando a organização para o futuro através de várias gerações.
 

Humar Souza

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.