x

Tributário

A Dúvida, a Incerteza do código NCM.

Uma segunda opinião de quem conhece, ou a atuação de uma especialista é fundamental na Classificação Fiscal.

10/12/2018 14:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Dúvida,  a Incerteza do código NCM.

A Dúvida,  a Incerteza do código NCM.

Na área fiscal e tributária a dúvida é algo que ronda todo profissional e isso acontece muito porque nossa legislação é confusa, cheia de remendos. A tributação deixa muitos profissionais loucos, principalmente porque para identificar a tributação das mercadorias é necessário identificar o Código NCM, num processo denominado Classificação Fiscal de Mercadorias.

Depois desse processo de Classificação Fiscal, que por si só já é difícil e deixa muitas dúvidas, entra a identificação da tributação, com base nesse número de oito dígitos. Como se não bastasse ainda temos que levar em conta a legislação de cada estado em particular, assim como a atividade da empresa vendedora e do comprador, afinal isso também exerce influencia nas alíquotas de impostos, benefícios, isenções, etc.

Porém o mais importante aqui no processo de identificação da tributação é o seu alicerce, o qual é o código NCM. Se estiver errado causará uma sequencia de erros em efeito cascata. Por isso é muito importante ter algum especialista no processo de Classificação Fiscal, ou mesmo ter uma segunda opinião para retificar seu entendimento. Muitas vezes é necessário até ter posse de um Laudo de Classificação Fiscal, que poderá servir como base de argumentação e defesa junto ao fisco.

Muitas empresas não tem dado a devida importância a esse processo e aceitam que qualquer profissional  faça a identificação do código NCM, porém sem nenhum comprovante escrito, sem que ninguém assuma uma responsabilidade legal, pois caso o fisco identifique a tributação errada com o agravante de tributação a menor é a empresa que deverá recolher todos os impostos que deixaram de ser recolhido em função da falta de conhecimento técnico em Classificação Fiscal e Merceologia. Além disso também há a multa.

É importante enfatizar que apesar do processo de identificação do Código NCM ou TEC ser denominado de Classificação Fiscal de Mercadorias, ele não tem nada de fiscal, contábil ou tributário. É um processo puramente técnico, que exige muito conhecimento sobre a mercadoria, sua composição, estrutura, aplicação, acondicionamento e e outras inúmeras peculiaridades que somadas chamamos de Mercelogia. Além disso o Classificador tem por obrigação conhecer profundamente o Sistema Harmonizado, suas regras, notas e normas, que somam milhares.

Nunca deixe o fantasma da dúvida ficar ao derredor, de uma lida nos artigos do site www.classificadorfiscal.com.br os quais também são publicados no site www.contabeis.com.br.  Estamos aqui à disposição para sanar dúvidas técnicas sobre classificação fiscal de mercadorias.

 

Claudio Cortez Francisco

Merceologista e Classificador Fiscal

www.classificadorfiscal.com.br



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.