x

Trabalhista

Por que contratar uma consultoria de recrutamento e seleção de profissionais?

Cada vez mais empresas estão apostando em contratar empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção para a gestão desse serviço.

13/12/2018 08:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que contratar uma consultoria de recrutamento e seleção de profissionais?

Por que contratar uma consultoria de recrutamento e seleção de profissionais?

A seleção de talentos é um dos processos mais caros dentro das organizações, especialmente pelo tempo envolvido. Por isso, cada vez mais empresas estão apostando em contratar empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção para a gestão desse serviço. Uma vez que a empresa tenha um parceiro de seleção, as vantagens dessa modalidade são numerosas.

Um dos benefícios da contratação de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de pessoas é que você tem um especialista que o ajudará no processo, desde a definição do perfil da posição até a entrada do novo membro na equipe.

Os profissionais de recrutamento vão ajudá-lo a desenvolver a descrição de trabalho e perfil que a empresa realmente precisa, além disso realizam as entrevistas, para selecionar o candidato adequado.

Entre essas responsabilidades envolve recrutar, avaliar e selecionar o profissional com as características específicas que a empresa precisa, pois possuem especialistas da área para garantir que a organização contrate profissionais que sejam treinados, confiáveis ​​e tenham todas as características e habilidades que a posição exige.

Um bom especialista em recrutamento e seleção atende às necessidades do cliente e, como especialista, oferece soluções. Não se limita a olhar exatamente o que o cliente pede, mas ajuda, em conjunto, a definir qual o perfil ideal que a organização exige.

 

Benefícios da consultoria de recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento e seleção de pessoas especializado possui mais ferramentas de busca; diferentes fontes de recrutamento ativo e especializado, dependendo do setor e nível de experiência, para obter melhor tempo de resposta e maior qualidade dos candidatos.

O recrutamento e seleção de especialistas depende de diferentes ferramentas para filtrar candidatos: entrevistas profundas e de competência, testes de comportamento completos, solicitação de referências, estudos socioeconômicos e avaliações de integridade, entre outros, para garantir que o candidato seja o candidato certo para a posição, levando em consideração a cultura e os estilos de liderança da empresa.

Conheça algumas das principais vantagens de contratar uma consultoria de recrutamento e seleção:

Redução do tempo de contratação. Consultores de seleção de profissionais geralmente têm um portfólio ativo de candidatos a quem dedicam esforços para cuidar e manter. Assim, quando chega a hora, os candidatos estão mais predispostos a ouvir as propostas, por isso o prazo para fechar o processo de seleção é reduzido. Outro fator a ter em mente é que muitos recrutadores são especialistas em um setor. Portanto, eles sabem onde podem encontrar as pessoas certas para a posição mais rapidamente.


Melhoria da qualidade dos candidatos. Um bom recrutador ou headhunter tem amplo conhecimento em técnicas de pesquisa avançada e passa muito tempo em rede. Graças a esta expansão dos canais de pesquisa, a terceirização de recrutamento e seleção de pessoas fornece candidatos de enorme valor e difíceis de encontrar.


Redução de custos. A redução do prazo para contratar implica uma redução do alto custo (devido à perda de produtividade e renda potencial) de ter uma vaga aberta. Por outro lado, uma boa companhia para a seleção de pessoal tem capacidade e experiência para melhorar a qualidade dos contratos e garantir que estes estejam mais alinhados com a cultura da empresa. Desta forma, eles também frequentemente alcançam menores custos na rotação de pessoal.


Melhor acompanhamento da função de recrutamento e seleção. Empresas de seleção de talentos geralmente medem todas as etapas do processo, pois isso lhes permite enfrentar melhor as decisões futuras. Muitos deles, portanto, são capazes de facilitar a rastreabilidade de dados-chave no recrutamento. Além disso, por meio de recrutadores externos, é mais fácil calcular uma das principais métricas a serem seguidas: o custo por contrato. Isso ocorre porque as taxas do recrutador são facilmente identificáveis ​​e compõem quase todo o custo.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.