C U R S O   O N - L I N E

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Aprenda com quem vive a contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

21
Mar 2019
01:10

Empresarial

Valuation - você sabe para que é utilizado?

A valorização de uma empresa, deve respeitar regras e técnicas para que possa se obter o real valor de mercado.

17/12/2018 10:21

valuation valuation sorocaba

 

Valuation é a técnica atualmente mais utilizada para avaliar uma empresa.

Essa técnica deve ser utilizada no momento de “formar” o preço de venda ou valor de compra de uma empresa.

Valuation, nada mais é do que a consolidação de informações mercadológicas e monetárias que compõem o valor de uma empresa.

Valuation, pode também ser utilizado em empresas que não estão a venda, muitas vezes são realizados por gestores que necessitam do valor real de suas empresas, descartando informações contábeis e fiscais que muitas vezes são baseadas em dados desatualizados quando falamos com relação ao mercado, além de relatarem o momento atual e o passado; quando focamos em Valuation, utilizamos todas essas informações para então definirmos por meio de projeções Resultados futuros.

Dentro dos métodos utilizados para a formação do Valuation, temos por costume e também por entender que o método do Fluxo de Caixa Descontado é a melhor entre as métricas, pois, sem desconsiderar as informações complementares, esse método projeta possíveis resultados futuros, baseados no passado, na capacidade produtiva da empresa além da expectativa do mercado; diante disso, qualquer distorção pode ser facilmente descartada, pois não caberá nas projeções realizadas.

Consultores qualificados, com expertise na realização de diversos processos de Valuation, podem sim ser uteis na realização de Valuation para empresas pequenas, medias e de grande porte.

Essa ferramenta por si só muitas vezes joga por agua abaixo, muitos conceitos que foram adotados no mercado empresarial, baseados unicamente em algumas métricas que quando tratadas isoladamente pouco agregam para a formação de valores.

Pensando em realizar o Valuation ou formar o valor de venda de uma empresa, consulte sempre um profissional especializado.

Vale pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas, atendendo a Lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César