x

Empresarial

Valuation - você sabe para que é utilizado?

A valorização de uma empresa, deve respeitar regras e técnicas para que possa se obter o real valor de mercado.

17/12/2018 10:21:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Valuation - você sabe para que é utilizado?

Valuation - você sabe para que é utilizado?

 

Valuation é a técnica atualmente mais utilizada para avaliar uma empresa.

Essa técnica deve ser utilizada no momento de “formar” o preço de venda ou valor de compra de uma empresa.

Valuation, nada mais é do que a consolidação de informações mercadológicas e monetárias que compõem o valor de uma empresa.

Valuation, pode também ser utilizado em empresas que não estão a venda, muitas vezes são realizados por gestores que necessitam do valor real de suas empresas, descartando informações contábeis e fiscais que muitas vezes são baseadas em dados desatualizados quando falamos com relação ao mercado, além de relatarem o momento atual e o passado; quando focamos em Valuation, utilizamos todas essas informações para então definirmos por meio de projeções Resultados futuros.

Dentro dos métodos utilizados para a formação do Valuation, temos por costume e também por entender que o método do Fluxo de Caixa Descontado é a melhor entre as métricas, pois, sem desconsiderar as informações complementares, esse método projeta possíveis resultados futuros, baseados no passado, na capacidade produtiva da empresa além da expectativa do mercado; diante disso, qualquer distorção pode ser facilmente descartada, pois não caberá nas projeções realizadas.

Consultores qualificados, com expertise na realização de diversos processos de Valuation, podem sim ser uteis na realização de Valuation para empresas pequenas, medias e de grande porte.

Essa ferramenta por si só muitas vezes joga por agua abaixo, muitos conceitos que foram adotados no mercado empresarial, baseados unicamente em algumas métricas que quando tratadas isoladamente pouco agregam para a formação de valores.

Pensando em realizar o Valuation ou formar o valor de venda de uma empresa, consulte sempre um profissional especializado.

Vale pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.