x

Empresarial

Contabilidade para factorings: organização e desenvolvimento

O artigo aborda a importância da contabilidade nas empresas de factoring. Retrata também, como contabilidade é fundamental para o sucesso da empresa.

20/12/2018 09:00:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade para factorings: organização e desenvolvimento

Contabilidade para factorings: organização e desenvolvimento

Todos os anos, mais de mil empresas registram suas atividades no sistema brasileiro de desenvolvimento mercantil, segundo a Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac). As factorings, como são conhecidas essas empresas, movimentam bilhões de reais, anualmente, além de gerarem diversos postos de trabalhos diretos e indiretos no País.

 O objetivo principal de uma empresa de factoring é o fomento mercantil, ou seja, estimular o crescimento e assessorar pequenas e médias empresas em seus negócios, antecipando os créditos gerados por vendas a prazo. Por ser uma atividade de alta complexidade, o processo de factoring soma prestação de serviços com compra de ativos financeiros, o que exige o acompanhamento de uma empresa de contabilidade especializada neste tipo de atendimento.

Além de enfrentar dificuldades fiscais para cumprir todas as exigências legais particulares a esse segmento, sem a atuação de um contador seria impossível a coleta de informações – afinal, essas informações são obtidas com o domínio sobre despesas, receitas e resultados. Vale ressaltar ainda que as factorings só podem ser enquadradas no Lucro Real, que é o sistema tributário mais complexo existente no universo de apuração de impostos.

Por meio da contabilidade, a empresa sabe o valor exato de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio. Desta forma, é possível realizar um bom planejamento tributário e atender a todos os requisitos exigidos pela lei.

Podemos dizer que a contabilidade é fundamental para o sucesso de uma empresa, uma vez que, de nada adianta ter sucesso comercial, mas registrar problemas causados no departamento tributário. Neste sentido, o conhecimento de uma empresa de contabilidade sobre Lucro Real é de extrema importância, porque a grande e principal diferença de empresas comuns para factorings é que elas não podem escolher a forma de tributação, ou seja, elas necessariamente são tributadas pelo Lucro Real.

A contabilidade também se faz necessária no processo de organização e arquivamento de informações fiscais. A fiscalização realizada pela Receita Federal pode ocorrer em até cinco anos, ou seja, documentos fiscais devem ser mantidos em segurança e organizados em locais apropriados para que não haja transtornos no futuro.

Com o crescimento cada vez maior no número de factorings, fica clara a necessidade de profissionais se especializarem no atendimento a este tipo de empresa e com a contabilidade não é diferente. O conhecimento sobre tributos específicos, gestão contábil e gestão fiscal voltados a esta área é essencial para a organização e desenvolvimento tanto da empresa quanto do escritório de contabilidade.

*Marcos Apóstolo é sócio-administrador da Itamaraty Contabilidade & Auditoria

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.