x

Empresarial

Um novo perfil de um Contador

Com a forte globalização do comércio e dos mercados internacionais se fez necessário a uniformização das normas contábeis e em seus demonstrativos. O grande questionamento que fica aqui neste ponto é: Por que desta uniformização?

28/12/2018 11:25:07

1.074 acessos

Um novo perfil de um Contador

Com a forte globalização do comércio e dos mercados internacionais se fez necessário a uniformização das normas contábeis e em seus demonstrativos. O grande questionamento que fica aqui neste ponto é: Por que desta uniformização? Para responder a esta pergunta, é importante entender que a matéria contabilidade não é somente para quem a conduz, ou seja, para quem atua na área, mas para quem vai receber estas informações, e aqui podemos citar os bancos, fornecedores, clientes, órgão governamentais e até mesmo investidores que podem ou não atuar no mercado interno ou externo.

Seguindo por esta linha de raciocínio, adentramos no tema da IFRS (International Financial Reporting Standards), que podemos considerar como um conjunto de normas contábeis internacionais que veio para atender esta nova tendência global que é a contabilidade para todos. O mesmo demonstrativo contábil pode ser interpretado tanto aqui no Brasil como fora do país, obviamente, uma linguagem ou outra pode ser muito especifico do pais local, porem a estrutura como um todo será o mesmo.

E esta implementação das normas internacionais acabou influenciando nas atribuições dos contadores, uma vez que os mesmos tiveram que buscar maiores informações a respeito do assunto e passou a entender os relatórios como algo mais transparente aos olhos da organização, e não somente aos seus próprios entendimentos.


Leandro Candido

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.