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Contábil

A auditoria e perícia no terceiro setor

Em relação com demais ramos de segmentos, pouco se ouve falar do terceiro setor. Talvez, por isso é comumente que ocorram derivados problemas na gestão administrativa, financeira e contábil.

28/12/2018 11:55:21

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A auditoria e perícia no terceiro setor

Em relação com demais ramos de segmentos, pouco se ouve falar do terceiro setor. Talvez, por isso é comumente que ocorram derivados problemas na gestão administrativa, financeira e contábil. Neste ponto, partiremos da importância desse regime na economia, juntamente com a importância da pericia contábil nesse setor.

Atualmente, dados mostram que o terceiro setor movimenta cerca de R$ 25 bilhões de reais por ano no Brasil. Com isso, é notável que sua expressão seja relevante, envolvendo desde ONGs, OSCIP’s, associações, fundações até igrejas.  Como cita Vanderlei Soela (pedagogo, psicólogo e professor-associado da Fundação Dom Cabral): “O terceiro setor no Brasil está configurado há anos e, com o passar do tempo, a profissionalização tem aberto a possibilidade do espaço ser passível e viável para trabalhar(...).Entretanto, ai que “mora” o problema. Profissionais capacitados, experientes nesse ramo estão bastante escassos.

A falta de mão de obra acaba tornando o dia a dia dessas entidades em um objetivo árduo a se galgar. Logo, resultados inesperados surgem no meio contábil dessas organizações: a má elaboração do plano de contas; pendencias nos órgãos federais, estaduais, municipais; inobservância de isenção de tributos; registros contábeis fraudulentos, incorretos, omissos; e o maior deles a crescente demanda de causas trabalhistas na esfera judicial.

De maneira que, a ausência de uma gestão eficiente, escassez de recursos, o aumento do interesse público, a transparência na prestação de contas, o envolvimento com a sustentabilidade e a falta de inovação, nota-se a necessidade de um controle minucioso das operações realizadas. Destacamos a auditoria e/ou perícia contábil na resolução desses fatos. Com a evolução tecnológica, o peneiramento do fisco e a redução de brechas acabam tornando mais importante à contratação desses profissionais.

A revisão de auditoria é uma valiosa ferramenta para a gestão das Entidades sem fins lucrativos de todos os portes, minimizando os riscos e contingencias geradas por suas operações, proporcionando assim maior segurança e dando credibilidade às informações prestadas para a sociedade, órgãos financiadores, parceiros, e demais usuários. Juntamente com a perícia, que consiste em exame, vistoria, avaliação promovida por profissional qualificado e legalmente habilitado no que tange ao assunto pericial.  No qual é solicitado quando há pontos que tangem divergências, ou não estão claros, para o entendimento das partes contratantes.

Desse modo, é licito o entendimento que a auditoria e perícia são de suma importância para o terceiro setor, na busca do alinhamento padronizado da entidade, garantindo maior credibilidade e confiança aos seus usuários.

Copyright © 2018 por Kaík Rodrigues Vieira. Todos os direitos reservados.

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