C U R S O   O N - L I N E

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Aprenda com quem vive a contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Feb 2019
11:36

Tributário

O Que Vem Antes da Tributação?

Para tributar corretamente uma mercadoria é necessário ter certeza absoluta que o código NCM da mercadoria está correto.

21/01/2019 08:42

classificação fiscal código NCM

Há milhares de profissionais se especializando em tributação, substituição tributária e toda sua complexidade, porém se o código NCM não for o correto todo esse conhecimento cai por terra.

São milhares de empresas que tributam de forma errada milhares de mercadorias e talvez possam vir a ter problemas no futuro em razão da diferença de impostos.

Muitas empresas nunca revisaram a Classificação das Mercadorias e não possuem nenhum tipo de documento que lhes dê alguma segurança de que aquele código NCM é o mais indicado, é o correto de fato. Muitas vezes nem se sabe quem foi o profissional que identificou os códigos NCM que vem sendo utilizados.

Para algumas mercadorias essa tarefa pode ser até simples, mas para a maioria das mercadorias é necessário conhecer a merceologia da mercadoria, o sistema harmonizado e suas notas para efetuar uma classificação correta. Apenas a NCM, ou Tabela do IPI não são o suficientes, na maioria dos casos.

Diferentemente do que muitos imaginam Classificar Mercadorias para identificar o Código NCM é um procedimento essencialmente técnico e não fiscal, apesar do nome popular ser classificação fiscal. O conhecimento não necessita ser tributário ou fiscal, mas sim merceológico e do Sistema Harmonizado, da NCM ou qualquer outra tabela baseada no Sistema Harmonizado. É importante também consultar os pareceres da OMA, orgão que criou o Sistema Harmonizado e recebe consultas de mais de 190 paises.

Existe muita diferença entre um curioso e um profissional merceologista e Classificador Fiscal profissional, o qual emite laudo técnico fundamentando a classificação Fiscal da Mercadoria.
Responda a seguinte pergunta:"-No caso de uma tributação incorreta, em razão do código NCM indevido, quem irá se responsabilizar caso o fisco cobre uma diferença de impostos acumulada e multa? Há algum documento, mesmo um e-mail onde conste quem determinou aquele código?"

Claudio Cortez Francisco
Mercelogista e Classificador Fiscal
www.classificadorfiscal.com.br



Escrito por

Claudio Cortez Francisco

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César