x

Empresarial

Quando e por que buscar uma consultoria para o setor de recursos humanos

É cada vez mais comum as empresas apostarem na gestão externa de determinados serviços, a chamada Consultoria de RH, como um canal para reduzir custos e poder dedicar mais tempo a outras funções estratégicas no caminho da excelência.

22/01/2019 16:07:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quando e por que buscar uma consultoria para o setor de recursos humanos

Quando e por que buscar uma consultoria para o setor de recursos humanos

Hoje, frente a momentos econômicos incertos, onde líderes e organizações precisam ser mais fortes no sentido financeiro, flexíveis e eficientes para responder as mudanças do mercado. E com isso é cada vez mais comum as empresas apostarem na gestão externa de determinados serviços, a chamada Consultoria de RH, como um canal para reduzir custos e poder dedicar mais tempo a outras funções estratégicas no caminho da excelência.

Nesse contexto, as empresas precisam tomar melhores decisões para se posicionarem no que querem ser no futuro. Por isso é essencial que estejam prontas para mudanças e sejam capazes de se adequar rapidamente. Um dos mais propensos a terceirizar áreas de trabalho é o departamento de RH, por causa dos grandes desenvolvimentos neste setor, que deixou de ser a mera folha de pagamento e contratos a desempenhar um papel-chave na estratégia e organização de negócios, a melhoria das competências das equipes, a promoção da motivação no trabalho e a descoberta de talentos.

Mas, se é tão importante, por que apostar em empresas de recursos humanos fora da sua organização?

Razões para contratar empresas de recursos humanos

Graças à contratação de uma consultoria de Recursos Humanos, sua empresa poderá se beneficiar de uma série de vantagens:

  • Melhoria nos processos;
  • Maior nível de conhecimento e experiência, o que aumenta os resultados e reduz custos de forma mais eficiente;
  • Maximização do fluxo de caixa;
  • Concentração na produtividade;
  • Redução de custos, economia de espaços e otimizar as operações;
  • Profissionais especializados.

No nível tático:

  • Reduzir custos e converter despesas fixas em variáveis;
  • Cortar processos ineficientes que atrapalham na retenção e no desenvolvimento da empresa;
  • Obter um catálogo maior e mais moderno de serviços em Recursos Humanos;
  • Otimizar a eficiência operacional.

Em um nível estratégico:

  • Permitir a concentração de esforços em objetivos mais relevantes;
  • Promover a eficiência e produtividade da empresa;
  • Melhorar a gestão em Recursos Humanos, graças ao fato de contar com um pessoal especializado e atualizado.

Quando e em que medida apostar na Consultoria de RH na sua empresa

De acordo com o The Economist Intelligence Unit, quase 90% dos executivos acreditam que agilidade é fundamental para o sucesso do negócio, onde os serviços de uma empresa especializada em gestão de pessoas é umas das opções que podem contribuir para os negócios, gerando economia de tempo e dinheiro.

Para as empresas que pretendem fazer a contratação de RH é um movimento sábio que irá beneficiar a sua organização, deve-se primeiro definir as funções desta área que enriquecem diretamente a organização e adequar com o lema da empresa.

Assim, por exemplo, as questões administrativas, como a folha de pagamento e o gerenciamento de contratos, reúnem até 70% do tempo de um departamento de Recursos Humanos, mas oferecem pouco valor à empresa. Então, por que não contratar uma empresa de RH colaboradora para cuidar desses procedimentos e dedicar o tempo que isso ocupa para outros objetivos mais rentáveis ​​para a organização?

Em última análise, trata-se de levantar esta questão em todas as áreas do departamento: seleção de pessoal, assessoria jurídica, treinamento, recrutamento, saúde, recolocação, coaching e desenvolver um mapa de processo onde especifica as tarefas, por seu valor para a empresa, desenvolvido internamente e que será delegado às empresas de Recursos Humanos.

Benefícios da Consultoria do recrutamento e seleção

Graças ao surgimento de consultores especializados, as organizações não só escolhem atribuir as funções de apoio a terceiros, mas estão estabelecendo modelos integrais de gestão de Recursos Humanos , onde o provedor oferece um serviço completo, que inclui desde a estratégia de pessoal e organização hierárquica, até treinamento, recrutamento ou tarefas administrativas.

Essa prática, que já é implementada em uma de cada cinco empresas, é a tendência que vem ganhando mais força nos últimos anos, pois permite um profissional altamente especializado, mas totalmente focado e alinhado à estratégia de sua organização.

No entanto, uma análise prévia minuciosa de suas necessidades e objetivos, bem como o estudo dos serviços e capacidades da empresa a ser contratada, será o que nos levará a apostar na terceirização completa da área de RH.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.