O ano de 2019 já começou. E com ele, novos projetos são colocados em prática, inclusive o tão sonhado projeto de ser um empreendedor.
Abrir uma empresa em Minas Gerais ou qualquer outro estado do país, não é uma tarefa tão fácil como muitos pensam. O capital é essencial. Buscar um investidor, a aprovação em uma solicitação de empréstimo ou um sócio ideal para compartilhar as mesmas metas e objetivos, é trabalhoso. Mas não é só este o esforço, também se faz necessário montar um plano de negócios.
Afinal, o que é um plano de negócios?
A importância do plano de negócio é tão grande, que é considerada o primeiro documento para sua empresa começar de forma clara e organizada.
Para que tudo aconteça em nossa vida da melhor forma possível – uma viagem, uma festa, um casamento, uma grande aquisição – é preciso um planejamento para iniciar, qual caminho percorrer, quais os possíveis problemas, os custos, etc.
O mesmo acontece no mundo dos negócios, mas de forma bem mais complexa, pois há vários fatores externos e internos que podem influenciar na concepção e execução do projeto.
O plano de negócios tem esta tarefa: identificar a atividade que o futuro empresário quer exercer, os concorrentes, localização, público-alvo, capital necessário, enquadramento tributário, necessidades jurídicas, custos, preços previstos, produtos ou serviços a serem disponibilizados no mercado, estimativa de faturamento e outras mais estratégias.
Veja agora, como elaborar um plano de negócios passo a passo, baseado em informações cedidas pelo Sebrae.
- Sumário Executivo
Esta é a primeira parte do plano de negócios e a última a ser elaborada, podendo conter de uma a duas páginas. Nesta seção, deverá ser elencado o resumo com as principais informações sobre o negócio.
- Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
- Dados do empreendimento
- Missão da empresa
- Setores de atividade
- Forma jurídica
- Enquadramento tributário
- Capital social
- Fonte de recursos
- Análise de Mercado
Esta é uma das análises mais importantes, pois, verifica se há consumo para seu tipo de produto ou serviço e qual o potencial de crescimento do nicho que irá atuar.
Afinal, é preciso entender o cliente para atendê-lo. O negócio deverá cobrir uma necessidade do consumidor, que às vezes ele nem sabe que possui e a solução deverá ser acessível.
Conhecer a fundo os concorrentes, seus produtos e a qualidade de seus serviços também é preciso, a fim de identificar oportunidades para aproveitá-las e problemas que seu negócio deverá evitar tê-los para conquistar o cliente.
Fazer parcerias com bons fornecedores que oferecem um preço, qualidade, prazo de pagamento e entrega competitivos pode auxiliar nas operações da empresa.
Nesta seção faça um:
- Estudo dos clientes
- Estudo dos concorrentes
- Estudo dos fornecedores
- Plano de Marketing
Como o cliente irá conhecer a nova opção que tem disponível, que é a sua empresa? Como irá acompanhar os lançamentos e as promoções? Como irá manter o contato e ser fidelizado?
Após conhecer o cliente, suas necessidades e desejos e o que o mesmo tem de opções no mercado, a nova empresa deverá utilizar estas informações e transformá-las em estratégias para convencer o target (público-alvo) a comprar em um local recém-inaugurado, mas com um padrão de qualidade superior aos demais, ou contratar seus serviços.
Nesta seção faça uma:
- Descrição dos principais produtos e serviços
- Preços
- Estratégias promocionais
- Estrutura de comercialização
- Localização do negócio
- Plano Operacional
Com o investimento inicial disponível, o empresário deve fazer o melhor possível, prestando atenção sempre em suas despesas e capacidade de geração de faturamento para cobri-las.
Para conseguir fechar as contas, é preciso saber exatamente o que irá precisar durante todo o processo.
Nesta parte, o plano operacional identifica o local internamente e sua rotina, de tal forma que os colaboradores possam produzir mais, reduzindo desperdícios e que possam gerar o melhor resultado.
Nesta seção faça uma análise de:
- Layout ou arranjo físico
- Capacidade produtiva/comercial/serviços
- Processos operacionais
- Necessidade de pessoal
- Plano Financeiro
Outro ponto extremamente importante. O excesso de custos pode inviabilizar o empreendimento, gerando grandes prejuízos.
O plano financeiro preliminar comprova a possibilidade de a empresa gerar lucros, objetivo principal da concepção de um projeto empresarial. As receitas e despesas, bem como o investimento devem ser calculados de maneira detalhada, pois esta etapa é um dos principais motivos de falência.
Aqui entra também o planejamento tributário, elaborado juntamente com um escritório de contabilidade experiente, devido ao alto grau de complexidade do sistema fiscal, contábil e previdenciário do país.
Nesta seção faça uma:
- Estimativa dos investimentos fixos
- Capital de giro
- Investimentos pré-operacionais
- Investimento total
- Estimativa do faturamento mensal da empresa
- Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações
- Estimativa dos custos de comercialização
- Apuração do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas
- Estimativa dos custos com mão de obra
- Estimativa do custo com depreciação
- Estimativa dos custos fixos operacionais mensais
- Demonstrativo de resultados
- Indicadores de viabilidade
- Construção de cenários
Uma das melhores características de um empreendedor é prever e se precaver das piores possibilidades.
As mudanças estão ocorrendo no dia a dia. As necessidades e desejos dos clientes estão cada vez mais exigentes. O mercado cada dia mais concorrido e tecnológico. O tempo das pessoas diminuiu e a atenção delas, idem.
É através da construção de possíveis cenários, que o empreendedor irá direcionar seu negócio e sua equipe.
Aqui deverá simular compra, venda, resultados negativos, positivos, aumento de custos, vendas em baixa, estratégias de marketing com menor resultado em curto prazo, reação dos concorrentes e possibilidade de necessidade de mais investimento.
- Avaliação estratégica
Igualmente conhecido como análise S.W.O.T, a matriz F.O.F.A. é um instrumento que monitora as forças e fraquezas (fatores internos), oportunidades e ameaças (fatores externos) frente ao negócio.
Através do quadrante, o futuro dono do negócio consegue ter uma visão resumida e facilitada de pontos a serem explorados ou melhorados, diante do olhar interno (atendimento, localização, mão de obra, processo, financeiro, produtos e serviços) e externo (mercado, concorrentes, fornecedores, consumidores e governo).
- Avaliação do Plano de Negócio
Com o plano de negócios em mãos e finalizado, é recomendável uma avaliação para verificação de possíveis mudanças, necessidades de correções ou até mesmo o foco do negócio de acordo com o que os dados e informações coletados fornecerem.
É uma etapa criteriosa devido ao risco de empreender, da necessidade de capital e constantes mudanças do mercado. Este é o mapa feito pelo empreendedor e somente ele poderá chegar ao tão sonhado objetivo de trabalhar por conta própria e ser dono do próprio negócio.