x

Carreira

Exame de Suficiência 2019 - Você está preparado ?

Quer ter sucesso? Dê o seu máximo !

31/01/2019 09:53:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Exame de Suficiência 2019 - Você está preparado ?

Exame de Suficiência 2019 - Você está preparado ?

Prezados amigos que irão prestar o Exame de Suficiência, já se perguntaram se realmente estão preparados?

Hoje sou Contador, Bacharel em Ciências Contábeis formando em 2.013, do qual trabalho na área desde 2.007, ano em que começou toda a minha jornada no ramo contábil.

Sempre trabalhei no famoso Departamento “Paralegal”, constituindo, alterando, regularizando e cancelamento empresas.

Por este motivo, em não trabalhar diretamente no Departamento Contábil, a necessidade de passar no Exame de Suficiência do CRC (tanto que foram 2 reprovações) e obter meu registro junto ao Conselho, esteve sempre como segundo plano em minha carreira.

Tanto que, para me especializar, cursei um Pós Graduação em Direito Empresarial, de fato o que realmente sempre gostei e realizei onde trabalhei.

Porém, ainda faltava algo, do que valia anos na Faculdade, diploma de Graduação e Pós Graduação em mãos e não ter o registro junto no Conselho que me habilitaria a exercer a profissão que escolhi para vida? Neste momento foi quando decidi, é agora ou nunca! Irei passar no Exame de Suficiência!

Foram apenas 2 meses (isso mesmo, apenas 2 meses) de intensa dedicação, meses quais não colocava o pé fora de casa aos finais de semana e passava os dias estudando, investi em um Curso, porém os dias que não tinha aula eram para revisar a matéria passada e assistir vídeos no youtube sobre o conteúdo da Prova.

Assim, como prêmio por todo esse esforço, passei no Exame de Suficiência 2.2018 e obtive meu registro como Contador junto ao Conselho, aquele que me habilitava a exercer todo meu conhecimento e experiência no Ramo Contábil.

Por este motivo, decidi escrever este artigo, para aqueles que assim como eu, um dia pensaram em desistir.

Assim, selecionando os 10 que considero os mais importantes para a minha Aprovação no Exame de Suficiência:

1 – COMECE A ESTUDAR O QUANTO ANTES!

Como falei, estudei em um ritmo intenso faltando apenas 2 meses para o Exame, porém, se tivesse começado antes, talvez teria mais sucesso quanto a quantidade de acertos.

2 – SEPARE PELO MENOS 2 HORAS DIARIAS PARA O ESTUDO.

Sei que com a correria do dia a dia isso é quase impossível, porém, para quem deseja ter sucesso no Exame, isso é quase insignificante.

3 – REVISE TODOS OS EXAMES PASSADOS.

Minha rotina de estudos resumia-se em resolver os exames passados, foram cerca de 600 questões resolvidas no curso e aos finais de semana.

4 – FAÇA UM CHECKLIST DOS DIFERENCIAIS QUE O REGISTRO IRÁ AGREGAR EM SUA CARREIRA.

Sem dúvidas, a experiência no ramo contábil conta muito, porém, se somado a sua habilitação para exercer tal profissão abre não só portas, mas também janelas! (Concursos públicos, grandes empresas, multinacionais ou até mesmo abrir seu próprio escritório).

5 – PARE DE ESTUDAR 3 DIAS ANTES DO EXAME.

O seu corpo precisa descansar também, e estudar muito próximo ao Exame poderá te deixar ainda mais ansioso para o grande dia. Esfrie a cabeça e tente pensar em outras coisas. Tudo que aprendeu estará ali, gravado em algum lugar da sua memória.

6 – ENTENDER APENAS O QUE A QUESTÃO ESTÁ TE PEDINDO.

Sim, isso mesmo! Creio que 60 % do enunciado da questão é para confundir você.

Se você realmente estudou e se dedicou aquilo, leia e decifre apenas o que a questão está pedindo.

7 – NÃO ENCONTRE A ALTERNATIVA CORRETA, E SIM, ELIMINE AS ERRADAS.

A sua chance de acerto em cada questão é de 25 %. Geralmente, 2 das alternativas fogem totalmente do contexto da questão, principalmente nas teóricas. Ou seja, sua chance de acerto já está em 50 %.

8 – ASSISTA VIDEOS NO YOUTUBE.

Existe muito conteúdo no Youtube. Lembro de pelo menos 5 questões que acertei lembrando do conteúdo que assisti. Existem vídeos de todas as matérias, assista e anote o que julgar importante, principalmente das matérias de Contabilidade Pública, Auditoria e Pericia.

9 – FAÇA RESUMOS SEMANAIS.

Toda semana, após frequentar o curso e realizar meus estudos, anotava palavras chaves e resumia tudo aquilo que caiu em Exames anteriores. Acredite, muita coisa pedida nos Exames anteriores irá cair no atual, principalmente das matérias de Contabilidade Pública, Auditoria, Pericia e Ética.

10 – ESTRATÉGIA NA RESOLUÇÃO DO EXAME.

Comece pelas teóricas, principalmente pelas de Português, pois possuem um longo texto. Depois passe para as mais fáceis como Ética, Auditoria e Pericia, por fim, foque na matéria que mais possuem questões, Contabilidade Geral é cerca de 50 % no Exame.

Abaixo segue um mapeamento que realizei dos últimas 6 Exames. CONTABILIDADE GERAL É QUASE 50 % DO EXAME, FOCO !!!!

Média das Questões de acordo com o Conteúdo

Contabilidade Geral

20

Teoria da Contabilidade

5

Custos

4

Normas Brasileiras e Princípios da Contabilidade

2

Ética Profissional

2

Pericia

2

Auditoria

2

Gerencial

2

Direito

2

Contabilidade Publica

3

Língua Portuguesa

2

Controladoria

2

Matemática Financeira

2

Total de Questões da Prova

50

 

E por fim, gostaria de agradecer há um grande profissional, professor e motivador, qual literalmente me inspirou e fortaleceu a cada dia nesse projeto de Habilitação Profissional, Professor Thiago Chaim, qual também contribui em uma rica fonte de conteúdo para o Exame, o blog “QUERO MEU CRC” da Yasmin Farias.

Pense! Tudo que estudar e se dedicar agora, irá compensar pelo resto de sua carreira.

“Quer ter sucesso? Dê o seu máximo... Não fique buscando receitas prontas nos livros de motivação, não. Verifique quem já faz 'bem feito' ao seu redor. Quem é a pessoa próxima de você que já faz bem feito? Modele-se nela. Isso chama-se modelagem. Modele-se nas pessoas de sucesso. Faça igual aos campeões fazem, assim você terá o resultado de um campeão.

Quer ter sucesso? Dê o seu máximo... ".

Escutei em um áudio de Wendell de Carvalho 

Bons estudos Amigos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.