x

Big Brother Tributário

Depois de divulgada, neste mesmo site, a matéria sobre malha fina para pequenas e médias empresas (Revista Contábil e Empresarial Fiscolegis), ficou no ar uma

11/08/2011 14:51:22

3.791 acessos

Depois de divulgada, neste mesmo site, a matéria sobre malha fina para pequenas e médias empresas (Revista Contábil e Empresarial Fiscolegis), ficou no ar uma indagação: Será que realmente o Fisco conseguirá inibir a evasão fiscal de forma eficaz?

Geralmente na roda de bate papo informal os profissionais da área contábil e afins discutem sobre a forma e capacidade de fiscalização por parte das diferentes esferas, federal, estadual e municipal, sempre com grupos bem divididos, uns dizem que o Fisco será capaz de melhorar a arrecadação, outros tem opinião contrária e dizem que todos os investimentos por parte do governo serão em vão.

Não podemos ignorar o fato do aumento na arrecadação e por conseqüência a redução na concorrência desleal entre os empresários, só nos resta à adequação tanto por parte do empresário quanto do profissional contábil, o chamado “big brothers tributário” já existe, embora muitos apostassem que o cruzamento só teria impacto no futuro. Se partirmos do pressuposto que realmente a malha fina comece em 2013, quais serão os períodos que passaram pela auditoria do Fisco? Justamente serão cinco anos, períodos que o Governo poderá cobrar possíveis pendências. Se você é sujeito passivo (empresário) ou profissional da área contábil deve se preocupar desde já com o que informa para o Fisco.

Eliane Oliveira

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.