x

Societário

Valuation para Dissolução Societária

Não ha cominho mais seguro que utilizar o Valuation como ferramenta de avaliação de um empresa.

05/02/2019 08:52:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Valuation para Dissolução Societária

Valuation para Dissolução Societária

 

No momento que em uma sociedade (empresa) os sócios chegam a conclusão que não é mais possível dar continuidade juntos ao negócio, a melhor ação que devem colocar em prática é avaliar a empresa como um todo, para isso, serviços profissionais devem ser contratados para a realização do VALUATION.

Valuation é a técnica por meio de métodos (entre eles o mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado) que tem como objetivo analisar informações históricas da empresa, conhecer sua estrutura, analisar o mercado de atuação (segmento) e projetar possíveis Resultados Futuros, na sequência, baseado em informações do segmento, aplicar taxa de risco e trazer os Resultados a Valor Presente.

Parece fácil, porém, se tal serviço for realizado por profissionais sem a devida qualificação a distorção dos resultados poderão danificar tanto compradores quanto vendedores.

A análise de parâmetros, mercado, passado e possíveis projeções futuras, são pontos que quando não há um processo litigioso pode ser discutido com a participação de todos os sócios, chegando-se a indicadores em comum acordo, sem contudo ferir o conceito técnico para se chegar ao real valor da empresa.

Mas caso o processo já esteja caminhando de forma litigiosa, o Valuation deve sim ser realizado e poderá ou não ser confrontado com outra avaliação e pontos que apresentarem distorções relevantes, podem ser discutidas e em comum acordo ser ajustados.

Essa ferramenta pode caso necessário ser utilizada em processo judicial, é lógico que o profissional que realizou deverá ser informado para possíveis comparecimentos em audiências caso uma das partes questione a veracidade das informações.

Vale pensar e realizar o mais breve.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.