C U R S O   O N - L I N E

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Aprenda com quem vive a contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Feb 2019
11:00

Societário

Valuation para Dissolução Societária

Não ha cominho mais seguro que utilizar o Valuation como ferramenta de avaliação de um empresa.

05/02/2019 08:52

valuation dissolução societária

 

No momento que em uma sociedade (empresa) os sócios chegam a conclusão que não é mais possível dar continuidade juntos ao negócio, a melhor ação que devem colocar em prática é avaliar a empresa como um todo, para isso, serviços profissionais devem ser contratados para a realização do VALUATION.

Valuation é a técnica por meio de métodos (entre eles o mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado) que tem como objetivo analisar informações históricas da empresa, conhecer sua estrutura, analisar o mercado de atuação (segmento) e projetar possíveis Resultados Futuros, na sequência, baseado em informações do segmento, aplicar taxa de risco e trazer os Resultados a Valor Presente.

Parece fácil, porém, se tal serviço for realizado por profissionais sem a devida qualificação a distorção dos resultados poderão danificar tanto compradores quanto vendedores.

A análise de parâmetros, mercado, passado e possíveis projeções futuras, são pontos que quando não há um processo litigioso pode ser discutido com a participação de todos os sócios, chegando-se a indicadores em comum acordo, sem contudo ferir o conceito técnico para se chegar ao real valor da empresa.

Mas caso o processo já esteja caminhando de forma litigiosa, o Valuation deve sim ser realizado e poderá ou não ser confrontado com outra avaliação e pontos que apresentarem distorções relevantes, podem ser discutidas e em comum acordo ser ajustados.

Essa ferramenta pode caso necessário ser utilizada em processo judicial, é lógico que o profissional que realizou deverá ser informado para possíveis comparecimentos em audiências caso uma das partes questione a veracidade das informações.

Vale pensar e realizar o mais breve.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas, atendendo a Lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César