x

Carreira

Por que implantar a autoavaliação de desempenho na sua gestão?

A autoavaliação de desempenho possibilita que o funcionário possa refletir acerca de si mesmo e de seus resultados. Isso permite que ele consiga construir uma opinião sobre si mesmo, que independa daquilo que seus gestores pensam.

06/02/2019 08:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que implantar a autoavaliação de desempenho na sua gestão?

Por que implantar a autoavaliação de desempenho na sua gestão?

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Essa célebre frase de Albert Einstein nos faz refletir sobre evolução, mudança e crescimento.

Se queremos que algo em nossa vida seja diferente no futuro, precisamos ser capazes de identificar o que se faz necessário mudar hoje. Isto é, devemos fazer uma autoanálise, descobrindo nossas forças e nossas fraquezas, a fim de validar aquilo que está bom e corrigir ou alterar tudo aquilo que podemos fazer melhor.

Essa é a função da autoavaliação de desempenho dentro das organizações. Então, vamos entender do que se trata e qual a importância de adotar essa ferramenta em sua gestão.

Como funciona uma autoavaliação de desempenho?

Trata-se de um processo de avaliação em que o funcionário realizará um exame, tentando ser o mais imparcial e profissional possível, de forma a identificar seus pontos positivos e negativos.

Assim, ele será capaz de reconhecer as suas próprias qualidades, ao mesmo tempo em que distingue quais fatores pode melhorar dentro da empresa, tanto no que diz respeito a seu comportamento, quanto a suas habilidades.


Essa ferramenta também será incluída em uma avaliação global realizada pelo gestor, de forma a determinar o comprometimento do colaborador junto à companhia.

Ou seja, ela é um instrumento que visa ao desenvolvimento individual bem como de toda a equipe, através do aprimoramento de cada um dos seus membros.

Por que aplicar a autoavaliação de desempenho em sua organização?

A autoavaliação de desempenho possibilita que o funcionário possa refletir acerca de si mesmo e de seus resultados. Isso permite que ele consiga construir uma opinião sobre si mesmo, que independa daquilo que seus gestores pensam.

Ao realizá-la, ele reflete sobre suas atitudes e habilidades, de forma a desenhar um caminho para sua melhora e, consequentemente, de sua equipe também. Isso ainda fomenta o desenvolvimento de sua inteligência emocional e melhora de sua autoimagem profissional.

A avaliação de desempenho é um procedimento pelo qual as habilidades e os resultados de um colaborador são medidos e avaliados a fim de estabelecer sua produtividade e determinar medidas para melhorar seu desempenho futuro. Portanto, os seguintes objetivos de uma autoavaliação de desempenho podem ser destacados:


· Medir o potencial de cada trabalhador.


· Avaliar as possibilidades de crescimento pessoal levando em conta os objetivos da empresa e do colaborador.

Esse processo fará com que cada funcionário enxergue novamente quais são as suas metas dentro da empresa, até onde quer chegar e o que precisará fazer ou mudar para alcançar seus objetivos, ao mesmo tempo em que atende às expectativas que a empresa tem a seu respeito.

Além disso, a autoavaliação de desempenho se torna uma ferramenta de comunicação eficiente, ao promover o diálogo entre colaboradores e gestores, já que os mesmos aspectos serão avaliados por diferentes pontos de vista dentro da companhia.

Dessa forma, ambos podem chegar juntos a uma resolução sobre como e no que precisam trabalhar para que tanto os objetivos individuais quanto os coletivos sejam atingidos.

É, portanto, uma maneira de funcionários e gestores deixarem claro suas expectativas, opiniões e necessidades, o que será extremamente saudável às relações de trabalho, ao manter um elo de transparência e honestidade.

Por fim, a empresa irá contar com uma equipe formada por indivíduos preparados, conscientes de suas limitações e aptidões, podendo oferecer treinamento direcionado, promovendo melhores resultados gerais.

Como fazer uma autoavaliação de desempenho?

Há diversas maneiras de realizar a autoavaliação. A aplicação é feita pelo departamento de Recursos Humanos, normalmente através da matriz SWOT, que identifica forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). No Grupo Elemento RH desenvolvemos através do programa de coaching, o que colabora para que o colaborador possa conhecer o seu melhor e trabalhar nos pontos que apresentam falhas.

 Com as respostas, é criado um plano de ação em conjunto com o colaborador visando ao seu aprimoramento e treinamento. Para conseguir resultados mais realistas, é importante que cada funcionário sinta liberdade para responder sem medo aos questionários, entrevistas e demais instrumentos.

A avaliação de desempenho oferece a oportunidade de avaliar o potencial profissional a curto, médio e longo prazo e definir a contribuição de cada indivíduo para a empresa. As pessoas com as competências adequadas para a empresa ou o potencial para adquirir com a ajuda da empresa são fundamentais e devem melhorar a carreira dos profissionais em critérios objetivos e justos.

A autoavaliação de desempenho, por fim, não pode virar uma punição ou uma forma de acusar e julgar o funcionário. Deve ser, ao contrário, uma oportunidade de ele refletir sobre si mesmo, criticamente.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.