Empresarial

Técnicas de Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas

A importância de conhecimentos técnicos para a Gestão Empresarial

07/02/2019 08:50:46

1.590 acessos

Técnicas de Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas

 

Pequenas e médias empresas como se diz no popular “matam um leão por dia”, porem, as empresas precisam se organizar para que possam aproveitar as oportunidades que surgem no mercado.

Conhecer ferramentas de Gestão é fundamental para que pequenos empresários e mesmo micros empresários possam mensurar seus resultados e ajustar ações quando os números sinalizarem.

Apurar periodicamente os Resultados de uma empresa, sem dúvida alguma é uma das ações mais importantes para que empresas possam focar em Resultados positivos (LUCRO).

É ainda muito comum vermos empresas operando sem qualquer informação de gestão, e muitas vezes focadas unicamente no volume de faturamento; essa informação não relata muito, pois do faturamento deve ser subtraído: Impostos, custos dos produtos e serviços, mão de obra, depreciação, despesas fixas no geral, comissões e despesas comerciais, além dos impostos sobre o lucro.

Agora vem a pergunta que não quer calar:

  • Ao final de toda essa relação de deduções do faturamento sua empresa é lucrativa?

Se não há o acompanhamento da empresa por meio da DRE (Demonstração de Resultado Acumulado) o empresário não terá a resposta e o pior pode achar que tem a resposta “mais ou menos”, ou no “achismo”.

A falta dessas informações são danosas a empresa, há estatísticas a todo tempo sendo divulgadas relatando que empresas em sua grande maioria encerram atividades com menos de 2 anos de existência e muitas não superam 05 anos.

Sua empresa tem informações consistentes para corrigir rotas prejudiciais a gestão?

Vale pensar e buscar profissionais qualificados para dar a assistência que sua empresa necessita; trabalhos de Consultorias e Assessorias Empresariais, acabam muitas vezes enriquecendo empresas com informações que facilitam tomadas de decisão.

Vale pensar e conversar com profissionais que possam lhe ajudar.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 07 anos.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.