Empresarial

Por que é tão importante ter um contador para empresa?

O contador é um profissional especializado na gestão da área financeira, econômica, tributária e também patrimonial das empresas e pessoas físicas. Sua rotina de trabalho envolve muitos cálculos, demonstrativo de resultados e apuração de impostos.

06/03/2019 08:38:48

1.676 acessos

Por que é tão importante ter um contador para empresa?

O contador é um profissional especializado na gestão da área financeira, econômica, tributária e também patrimonial das empresas e pessoas físicas. Sua rotina de trabalho envolve muitos cálculos, demonstrativo de resultados e apuração de impostos.

É através desse profissional que as empresas conseguem ter uma visão sobre suas receitas e despesas e entender se o negócio realmente está dando lucro. Pode-se dizer que ele é um grande avaliador de riscos e desenvolvedor de estratégias para reduzir a carga tributária e prevenir problemas com o fisco.

Por que a contador é tão importante para as empresas?

Todo o negócio precisa ter a consultoria contábil para que ele se mantenha legalizado, afinal, é necessário pagar impostos para manter a sua empresa saudável e na ativa.

As empresas precisam prestar contas ao governo, repassar informações a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura sobre suas atividades, à partir daí são apurados os impostos à pagar para conseguir manter sua empresa de portas abertas.

As informações contábeis de uma empresa são comumente solicitadas, sobretudo em bancos, caso seja necessário realizar algum tipo de financiamento.

Devido a importância desse profissional nos cuidados de assuntos burocráticos, algumas empresas contratam um contador para atuar somente dentro da empresa, especialmente as que possuem uma grande demanda de documentos, funcionários e operações.

O Brasil é um dos Países do mundo com mais complexidade no sistema tributário e fiscal, portanto, é necessário de um profissional que esteja ávido as mudanças que ocorrem na legislação constantemente para que sua empresa não corra o risco de sofrer penalizações rígidas por conta de erros e omissões.

Portanto, sua empresa precisa de uma assessoria contábil para ter sucesso. Esses profissionais são especializados não só em burocracias, eles também trabalham com auditoria, capitalização de investimentos, seguro, previdência, perícia contábil e controladoria.

Não existe a possibilidade do seu negócio dispensar a ajuda de um profissional tão importante para ajudar a sua empresa se manter legalizada sem pagar tributos abusivos.

Funções desempenhadas pelo contador dentro de uma empresa

Empresas MEI não necessitam a assessoria de um contador, pois os tributos são pagos de maneira simplificada. Nos demais enquadramentos, esse profissional é indispensável, pois ele é grande atuante na manutenção e desenvolvimento do negócio.

É o contador que realizada as seguintes atividades:

- Abertura de empresa

Planeja o tipo de tributação, define a divisão societária, capital social e realiza toda a burocracia junto aos órgãos competentes.

- Gestão de controle

Balanços mensais, contratos, planejamento financeiro, fluxo de caixa, controle de estoque, apuração de impostos, emissão de guias para pagamento dos impostos, emissão de folha de pagamento, rescisões trabalhistas, registra todos os fatos que podem ser representados como valores monetários, definição de estratégias para que a empresa cresça mais e notifica o empresário de todas as mudanças que ocorrem na legislação referente a tributação do seu negócio.

- Fechamento de negócio

Inventário, acerto de contas, divisão dos sócios e outras questões financeiras, jurídicas e burocráticas.

O contador é um " braço direito" nas empresas, por isso, a presença desse profissional não pode ser descartada se o objetivo é manter o negócio legalizado e sem dores de cabeça.

No entanto, é preciso é preciso saber escolher um profissional que paute a sua conduta com ética e honestidade, afinal ele terá acesso as informações mais importantes de uma empresa.

As empresas têm a opção de contratar um contador para atuar com exclusividade na sua empresa, ou seja, como se fosse um membro da equipe, um funcionário. No entanto, é mais comum a contratação de um escritório de consultoria externo que realiza os serviços necessários sem cobrar mensalidades muito altas.

Na verdade, ambas as situações são boas, vai depender da demanda de trabalho da empresa e também dos recursos financeiros para manter o profissional atuante somente no seu negócio.

O profissional também tem suas responsabilidades civis, tributária, penal e ética sobre tudo aquilo que faz, seja por negligência, imperícia, alteração de documentos, dados inexatos e ocultação de documentos.

Entenda que a contabilidade vai muito além de registrar as atividades como receitas e despesas de uma empresa. O contador é a fonte de informações para o empresário, é um dos aliados mais importantes para alcançar o sucesso.

Informações para Gestão Estratégica


A maioria das empresas atualmente investem em Marketing para alavancar suas vendas. Em especial o Marketing Digital, pois a internet é o meio de comunicação onde a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo conectadas.

Mas além de contratar uma Agência Digital para fazer o Marketing de sua empresa, é muito importante ter uma Gestão estratégica de um negócio.

Não adianta uma empresa vender mais se ela não tem um controle de custos eficaz e muito menos informações que subsidiem obter dados detalhados sobre o resultado da empresa.

E o contador é o profissional que conseguirá apontar estas informações estratégicas através dos demonstrativos de resultado e também de relatórios gerenciais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Array
(
    [0] => SQL: [1258] SELECT 'artigo' as tipo, 'artigo' as campo, 'artigos' as tabela, art_id as id, art_titulo as titulo, art_imagem as imagem, art_acessos as acessos, art_data as dat, art_texto as texto, art_aprovada as aprovada, art_resumo as resumo, art_usuario_id as autor, art_parceiro_id as parceiro, art_formatacao as formatacao, art_palavrachave as palavrachave, art_redes as redes, art_home as home, art_feedr7 as feedr7,  med_id as editoriaId, med_nome as editoriaNome, med_slug as editoriaSlug, med_rgb as editoriaCor, ctd_id as chamadaId, ctd_chapeu as chapeu, ctd_titulo as tituloAlternativo, ctd_imagem as chamadaImagem, ctd_link as chamadaLink, ctd_ativo as chamadaAtivo, ctd_home as chamadaHome, ctd_barra as chamadaBarra, usu_id as usuarioId, usu_nome as usuarioNome, usu_especial as usuarioFuncaoId, usu_foto as usuarioFoto, usu_sexo as usuarioSexo, cur_perfil as usuarioPerfil, cur_facebook as usuarioFacebook, cur_twitter as usuarioTwitter, cur_linkedin as usuarioLinkedin 
		FROM ctb_artigo
		LEFT JOIN ctb_conteudo_editoria ON med_id=art_editoria
		INNER JOIN ctb_usuario ON art_usuario_id=usu_id
		LEFT JOIN ctb_usuario_curriculo ON cur_usu_id=usu_id
		LEFT JOIN ctb_conteudo_lides ON ctd_tabela_id=art_id AND ctd_tabela='artigo'
		WHERE art_id = :id
Sent SQL: [1259] SELECT 'artigo' as tipo, 'artigo' as campo, 'artigos' as tabela, art_id as id, art_titulo as titulo, art_imagem as imagem, art_acessos as acessos, art_data as dat, art_texto as texto, art_aprovada as aprovada, art_resumo as resumo, art_usuario_id as autor, art_parceiro_id as parceiro, art_formatacao as formatacao, art_palavrachave as palavrachave, art_redes as redes, art_home as home, art_feedr7 as feedr7,  med_id as editoriaId, med_nome as editoriaNome, med_slug as editoriaSlug, med_rgb as editoriaCor, ctd_id as chamadaId, ctd_chapeu as chapeu, ctd_titulo as tituloAlternativo, ctd_imagem as chamadaImagem, ctd_link as chamadaLink, ctd_ativo as chamadaAtivo, ctd_home as chamadaHome, ctd_barra as chamadaBarra, usu_id as usuarioId, usu_nome as usuarioNome, usu_especial as usuarioFuncaoId, usu_foto as usuarioFoto, usu_sexo as usuarioSexo, cur_perfil as usuarioPerfil, cur_facebook as usuarioFacebook, cur_twitter as usuarioTwitter, cur_linkedin as usuarioLinkedin 
		FROM ctb_artigo
		LEFT JOIN ctb_conteudo_editoria ON med_id=art_editoria
		INNER JOIN ctb_usuario ON art_usuario_id=usu_id
		LEFT JOIN ctb_usuario_curriculo ON cur_usu_id=usu_id
		LEFT JOIN ctb_conteudo_lides ON ctd_tabela_id=art_id AND ctd_tabela='artigo'
		WHERE art_id = 5322
Params:  1
Key: Name: [3] :id
paramno=-1
name=[3] ":id"
is_param=1
param_type=1

    [1] => SQL: [2588] SELECT concat(a.tipo,a.id) as tipo,a.id, a.tabela, a.titulo, a.editoria, a.dat, a.acessos, a.imagem, a.autor, med_nome as editoriaNome, ctd_chapeu as chapeu, ctd_titulo as tituloAlternativo, med_slug as editoriaSlug, med_rgb as editoriaCor, 0 as ordenacao 
		FROM (
			SELECT 'n' as tipo,'noticia' as tabela,0 as artid,not_id as notid,not_id as id,not_titulo as titulo,not_editoria as editoria,not_data as dat,not_usuario_id as autor,not_acessos as acessos,not_imagem as imagem,0 as ordenacao 
			FROM ctb_noticia 
			WHERE LENGTH(not_imagem)>1 AND not_aprovada=1 AND not_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		UNION ALL
			SELECT 'a' as tipo,'artigo' as tabela,art_id as artid,0 as notid,art_id as id,art_titulo as titulo,art_editoria as editoria,art_data as dat,art_usuario_id as autor,art_acessos as acessos,art_imagem as imagem,0 as ordenacao 
			FROM ctb_artigo
			WHERE LENGTH(art_imagem)>1 AND art_aprovada=1 AND art_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		UNION ALL
			SELECT 'n' as tipo,'noticia' as tabela,0 as artid,not_id as notid,not_id as id,not_titulo as titulo,not_editoria as editoria,not_data as dat,not_usuario_id as autor,not_acessos as acessos,not_imagem as imagem,1 as ordenacao 
			FROM ctb_noticia 
			WHERE LENGTH(not_imagem)>1 AND not_editoria=:editoria AND not_aprovada=1 AND not_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		UNION ALL
			SELECT 'a' as tipo,'artigo' as tabela,art_id as artid,0 as notid,art_id as id,art_titulo as titulo,art_editoria as editoria,art_data as dat,art_usuario_id as autor,art_acessos as acessos,art_imagem as imagem,1 as ordenacao 
			FROM ctb_artigo 
			WHERE LENGTH(art_imagem)>1 AND art_editoria=:editoria AND art_aprovada=1 AND art_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		) a
		LEFT JOIN ctb_conteudo_editoria ON med_id=a.editoria
		LEFT JOIN ctb_conteudo_lides ON ctd_tabela_id=a.id AND ctd_tabela=CAST(a.tabela AS char(20))
		WHERE id<>:id AND (
				a.ordenacao=1 OR a.notid IN (
				SELECT DISTINCT ttt_noticia_id from ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_noticia_id is not NULL AND ttt_termoscontabeis_id IN
				(SELECT ttt_termoscontabeis_id FROM ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_artigo_id=:id) 
			) or a.artid IN (
				SELECT DISTINCT ttt_artigo_id from ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_artigo_id is not NULL AND ttt_termoscontabeis_id IN	(
					SELECT ttt_termoscontabeis_id FROM ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_artigo_id=:id
				)
			)
		)
		GROUP BY a.id ORDER BY a.ordenacao,a.acessos DESC
Sent SQL: [2585] SELECT concat(a.tipo,a.id) as tipo,a.id, a.tabela, a.titulo, a.editoria, a.dat, a.acessos, a.imagem, a.autor, med_nome as editoriaNome, ctd_chapeu as chapeu, ctd_titulo as tituloAlternativo, med_slug as editoriaSlug, med_rgb as editoriaCor, 0 as ordenacao 
		FROM (
			SELECT 'n' as tipo,'noticia' as tabela,0 as artid,not_id as notid,not_id as id,not_titulo as titulo,not_editoria as editoria,not_data as dat,not_usuario_id as autor,not_acessos as acessos,not_imagem as imagem,0 as ordenacao 
			FROM ctb_noticia 
			WHERE LENGTH(not_imagem)>1 AND not_aprovada=1 AND not_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		UNION ALL
			SELECT 'a' as tipo,'artigo' as tabela,art_id as artid,0 as notid,art_id as id,art_titulo as titulo,art_editoria as editoria,art_data as dat,art_usuario_id as autor,art_acessos as acessos,art_imagem as imagem,0 as ordenacao 
			FROM ctb_artigo
			WHERE LENGTH(art_imagem)>1 AND art_aprovada=1 AND art_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		UNION ALL
			SELECT 'n' as tipo,'noticia' as tabela,0 as artid,not_id as notid,not_id as id,not_titulo as titulo,not_editoria as editoria,not_data as dat,not_usuario_id as autor,not_acessos as acessos,not_imagem as imagem,1 as ordenacao 
			FROM ctb_noticia 
			WHERE LENGTH(not_imagem)>1 AND not_editoria='3' AND not_aprovada=1 AND not_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		UNION ALL
			SELECT 'a' as tipo,'artigo' as tabela,art_id as artid,0 as notid,art_id as id,art_titulo as titulo,art_editoria as editoria,art_data as dat,art_usuario_id as autor,art_acessos as acessos,art_imagem as imagem,1 as ordenacao 
			FROM ctb_artigo 
			WHERE LENGTH(art_imagem)>1 AND art_editoria='3' AND art_aprovada=1 AND art_data BETWEEN DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 45 DAY) AND NOW()
		) a
		LEFT JOIN ctb_conteudo_editoria ON med_id=a.editoria
		LEFT JOIN ctb_conteudo_lides ON ctd_tabela_id=a.id AND ctd_tabela=CAST(a.tabela AS char(20))
		WHERE id<>'5322' AND (
				a.ordenacao=1 OR a.notid IN (
				SELECT DISTINCT ttt_noticia_id from ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_noticia_id is not NULL AND ttt_termoscontabeis_id IN
				(SELECT ttt_termoscontabeis_id FROM ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_artigo_id='5322') 
			) or a.artid IN (
				SELECT DISTINCT ttt_artigo_id from ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_artigo_id is not NULL AND ttt_termoscontabeis_id IN	(
					SELECT ttt_termoscontabeis_id FROM ctb_termoscontabeis_tem_textos WHERE ttt_artigo_id='5322'
				)
			)
		)
		GROUP BY a.id ORDER BY a.ordenacao,a.acessos DESC
Params:  2
Key: Name: [3] :id
paramno=-1
name=[3] ":id"
is_param=1
param_type=2
Key: Name: [9] :editoria
paramno=-1
name=[9] ":editoria"
is_param=1
param_type=2

)