x

Empresarial

Por que é tão importante ter um contador para empresa?

O contador é um profissional especializado na gestão da área financeira, econômica, tributária e também patrimonial das empresas e pessoas físicas. Sua rotina de trabalho envolve muitos cálculos, demonstrativo de resultados e apuração de impostos.

06/03/2019 08:38:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que é tão importante ter um contador para empresa?

Por que é tão importante ter um contador para empresa?

O contador é um profissional especializado na gestão da área financeira, econômica, tributária e também patrimonial das empresas e pessoas físicas. Sua rotina de trabalho envolve muitos cálculos, demonstrativo de resultados e apuração de impostos.

É através desse profissional que as empresas conseguem ter uma visão sobre suas receitas e despesas e entender se o negócio realmente está dando lucro. Pode-se dizer que ele é um grande avaliador de riscos e desenvolvedor de estratégias para reduzir a carga tributária e prevenir problemas com o fisco.

Por que a contador é tão importante para as empresas?

Todo o negócio precisa ter a consultoria contábil para que ele se mantenha legalizado, afinal, é necessário pagar impostos para manter a sua empresa saudável e na ativa.

As empresas precisam prestar contas ao governo, repassar informações a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura sobre suas atividades, à partir daí são apurados os impostos à pagar para conseguir manter sua empresa de portas abertas.

As informações contábeis de uma empresa são comumente solicitadas, sobretudo em bancos, caso seja necessário realizar algum tipo de financiamento.

Devido a importância desse profissional nos cuidados de assuntos burocráticos, algumas empresas contratam um contador para atuar somente dentro da empresa, especialmente as que possuem uma grande demanda de documentos, funcionários e operações.

O Brasil é um dos Países do mundo com mais complexidade no sistema tributário e fiscal, portanto, é necessário de um profissional que esteja ávido as mudanças que ocorrem na legislação constantemente para que sua empresa não corra o risco de sofrer penalizações rígidas por conta de erros e omissões.

Portanto, sua empresa precisa de uma assessoria contábil para ter sucesso. Esses profissionais são especializados não só em burocracias, eles também trabalham com auditoria, capitalização de investimentos, seguro, previdência, perícia contábil e controladoria.

Não existe a possibilidade do seu negócio dispensar a ajuda de um profissional tão importante para ajudar a sua empresa se manter legalizada sem pagar tributos abusivos.

Funções desempenhadas pelo contador dentro de uma empresa

Empresas MEI não necessitam a assessoria de um contador, pois os tributos são pagos de maneira simplificada. Nos demais enquadramentos, esse profissional é indispensável, pois ele é grande atuante na manutenção e desenvolvimento do negócio.

É o contador que realizada as seguintes atividades:

- Abertura de empresa

Planeja o tipo de tributação, define a divisão societária, capital social e realiza toda a burocracia junto aos órgãos competentes.

- Gestão de controle

Balanços mensais, contratos, planejamento financeiro, fluxo de caixa, controle de estoque, apuração de impostos, emissão de guias para pagamento dos impostos, emissão de folha de pagamento, rescisões trabalhistas, registra todos os fatos que podem ser representados como valores monetários, definição de estratégias para que a empresa cresça mais e notifica o empresário de todas as mudanças que ocorrem na legislação referente a tributação do seu negócio.

- Fechamento de negócio

Inventário, acerto de contas, divisão dos sócios e outras questões financeiras, jurídicas e burocráticas.

O contador é um " braço direito" nas empresas, por isso, a presença desse profissional não pode ser descartada se o objetivo é manter o negócio legalizado e sem dores de cabeça.

No entanto, é preciso é preciso saber escolher um profissional que paute a sua conduta com ética e honestidade, afinal ele terá acesso as informações mais importantes de uma empresa.

As empresas têm a opção de contratar um contador para atuar com exclusividade na sua empresa, ou seja, como se fosse um membro da equipe, um funcionário. No entanto, é mais comum a contratação de um escritório de consultoria externo que realiza os serviços necessários sem cobrar mensalidades muito altas.

Na verdade, ambas as situações são boas, vai depender da demanda de trabalho da empresa e também dos recursos financeiros para manter o profissional atuante somente no seu negócio.

O profissional também tem suas responsabilidades civis, tributária, penal e ética sobre tudo aquilo que faz, seja por negligência, imperícia, alteração de documentos, dados inexatos e ocultação de documentos.

Entenda que a contabilidade vai muito além de registrar as atividades como receitas e despesas de uma empresa. O contador é a fonte de informações para o empresário, é um dos aliados mais importantes para alcançar o sucesso.

Informações para Gestão Estratégica


A maioria das empresas atualmente investem em Marketing para alavancar suas vendas. Em especial o Marketing Digital, pois a internet é o meio de comunicação onde a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo conectadas.

Mas além de contratar uma Agência Digital para fazer o Marketing de sua empresa, é muito importante ter uma Gestão estratégica de um negócio.

Não adianta uma empresa vender mais se ela não tem um controle de custos eficaz e muito menos informações que subsidiem obter dados detalhados sobre o resultado da empresa.

E o contador é o profissional que conseguirá apontar estas informações estratégicas através dos demonstrativos de resultado e também de relatórios gerenciais.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.