x

Estratégia empresarial e seus benefícios

Vivemos em uma era de descontinuidade onde constantemente temos necessidades distintas de adequar nossas empresas às inovações tecnológicas, mudanças econômicas,

24/08/2011 20:23:49

4.180 acessos

Vivemos em uma era de descontinuidade onde constantemente temos necessidades distintas de adequar nossas empresas às inovações tecnológicas, mudanças econômicas, competitividade e demais cenários. Peter Drucker sabiamente afirma que devemos nos ocupar com o presente e tentar entender como e onde ele se descontinuará.
Para tanto temos o importante papel da estratégia empresarial que levam os gestores a pensar de que forma poderão colaborar para que suas empresas se revolucionem no negócio. A estratégia é a ação planejada pela qual a empresa alcança sua visão e missão.

Para nossas vidas também precisamos pensar no que nos trará maiores benefícios futuros num risco menor. Nossos investimentos em novos conhecimentos devem alcançar a exigência de mercado para que tenhamos ascensão e estabilidade profissional.

Existem várias ferramentas de gestão para se chegar num modelo estratégico competitivo. Uma das é a análise de SWOT onde define-se através de cenários as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) apresentadas por determinada empresa.

Tomando como exemplo uma empresa do ramo de fast food podemos considerar que suas forças podem relacionar-se com o aumento de suas vendas, suas parcerias, marketing e sustentabilidade já suas fraquezas podem ser a falta de treinamento, desperdícios de alimentos e sua logística interna. Como oportunidades esta mesma empresa tem a tendência de mercado que é o aumento do consumo em redes de fast foods fora de casa, devido a praticidade do serviço, e o melhoramento de seus produtos vendidos com foco na saúde e qualidade. Já como ameaças podemos tomar como exemplo a mudança das pessoas para o estilo de vida saudável que condena os fast foods e a falta de atividades voltadas a preservação do meio ambiente.

Após a análise SWOT deve-se fazer um diagnóstico do quadro atual da empresa definindo o propósito da mesma com base nas análises de seus ambientes externo e interno. Com isso, define-se um plano de ações estratégicas como: novos investimentos, aumento da capacidade produtiva e demais ações de acordo com as capacidades e competências do negócio.

A ação estratégica reflete na sobrevivência de uma empresa. Sem estratégia não há rumo à seguir. É preciso planejar para produzir resultados desejados definindo metas e objetivos. O sucesso de uma empresa decorre também do planejamento estratégico quando suas ações tomadas são eficazes.

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.