É muito comum que com a necessidade de certificações (ISO, entre outras específicas) ou mesmo para dar maior credibilidade aos Demonstrativos Financeiros a implantação do Controle Patrimonial e muitas vezes há urgência nessa demanda.
Implantar esse Controle não é uma das tarefa das mais fáceis, até porque, uma vez implantado o objetivo é que esse controle se perpetue e apenas atualizações ocorram, sejam em razão de novas movimentações ou simplesmente atualização dos valores de depreciação e possíveis avaliações.
O processo de implantação da Gestão Patrimonial requer empresa especializada no segmento de Inventário Físico e Avaliação Patrimonial, preferencialmente Consultorias e Assessorias de Inventário e Avaliação Patrimonial, isso porque o planejamento deve ser traçado dentro de previsibilidades e as particularidades da empresa para que possam ser questionados antes de se iniciar o projeto.
Geralmente os trabalhos são realizados por profissionais com grande vivência nas maiores empresas do segmento Patrimonial, além de sempre ser importante que seja realizado com a presença de Coordenadores ou Gerentes de Projetos.
Um trabalho acompanhado de planejamento contempla entre outras etapas:
- Planta(s) onde serão realizados
- Estrutura de Centros de Custos que serão trabalhados
- Confecção de placas de identificação
- Objetivos do Laudo de Avaliação
- Realização total ou parcial do Inventario Físico
- Distribuição da equipe que realizará o Levantamento Físico
Vale pensar!!!
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.
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