Tecnologia

KPIs na Contabilidade: Como analisar a performance do seu escritório

Entenda o que são os KPIs na Contabilidade, os Indicadores Chave de Performance, e porque eles são tão importantes para o crescimento do seu negócio contábil.

25/03/2019 13:25:55

2.825 acessos

KPIs na Contabilidade: Como analisar a performance do seu escritório

Muitos contadores já estão mais atentos a essa ferramenta e estão implementando os KPIs na Contabilidade e percebendo a importância de mensurar e analisar a performance de seus negócios contábeis.

Segundo dados da Content Trends 2015, as empresas que acompanham suas estratégias periodicamente são 50% mais bem sucedidas do que aqueças que não o fazem da mesma forma.

Esse tipo de acompanhamento permite que os gestores saibam exatamente o que funciona, o que merece ser mudado e o que não dá certo em um negócio.

O fato é que a maneira mais eficaz de fazer esse acompanhamento é por meio das KPIs, sigla derivada de Key Performance Indicator. Caso você também tenha vontade de implementar essa estratégia em seu negócio é necessário, primeiro, entender o que são os KPIs, os Indicadores Chave de Performance, e porque eles são tão importantes para qualquer empresa.

Eles são ferramentas essenciais para a gestão de uma empresa, e servem para que o empreendedor quantifique e analise os níveis de desempenho e sucesso (ou insucesso) em uma estratégia ou meta específica.

Por meio das KPIs, é possível analisar quais áreas mais necessitam de atenção. Esses dados coletados possibilitam uma visão mais consistente da situação da empresa, mapeando erros e acertos com mais facilidade.

Além disso, analisar esses indicadores ajuda na tomada de decisões, logo que as análises trazem resultados mais exatos e processos mais eficientes. Não é necessário atirar no escuro e nem se basear com achismos. Sem falar que a mensuração correta desses dados auxilia o contador a traçar metas de crescimento para fazer seu negócio contábil decolar.

Por isso, o contador que deseja implementar a estratégia de análise de KPIs em seu negócio conseguirá insights importantes para o desenvolvimento de sua contabilidade.

Mas afinal, quais indicadores eu devo acompanhar? Geralmente, os indicadores de uma empresa estão mais ligados aos setores de recursos humanos, financeiro, vendas ou atendimento ao cliente. As questões de satisfação do cliente, produtividade e também qualidade do serviço fazem parte desses indicadores.

Os principais KPIs na contabilidade que valem ser analisados com atenção são o Payback, NPS (Net Promote Score), ROI (Retorno Sobre Investimento), LTV (Lifetime Value), Margem de Contribuição, Churn e Índice de Liquidez.

Na verdade, tudo que fiz respeito ao serviço oferecido ao cliente, a eficiência, eficácia e efetividade dos processos da empresa contábil, fazem parte dos indicadores que o contador deve ficar atento. Isso porque tudo isso influencia diretamente na qualidade do seu serviço e do crescimento do seu negócio.

E de uma coisa todos concordam: para obter lucros no fechamento do mês, é necessário um bom atendimento e serviço de qualidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.