x

Tributário

Substituição Tributária - Classificação Fiscal

Antes de tributar é necessário classificar bem a mercadoria, atribuindo-lhe o único código NCM que melhor a identifica.

01/04/2019 11:11:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Substituição Tributária - Classificação Fiscal

Substituição Tributária - Classificação Fiscal

Lembre-se que não basta entender tudo de substituição tributária, identificar estado de origem e de destino da mercadoria, tipo de estabelecimento vendedor, se é comércio, indústria ou equiparado, identificar estabelecimento de destino, se é consumidor final, comércio, etc., E mais diversas outras informações que exercem influência direta ou indireta na tributação, sem ter certeza se o código NCM, identificado por uma Classificação Fiscal eficiente está correto. É como você construir uma casa sob um alicerce mal estruturado, a "casa pode cair". E depois que cai não adianta lamentar.

Na hora de importar o cuidado deve ser o mesmo, a fim de evitar atrasos e impedimentos.

Atente-se ao alicerce da tributação, a Classificação Fiscal feita por quem entende do assunto, quem conhece muito bem a mercadoria, sua composição e aplicação bem como tenha intimidade com o Sistema Harmonizado, a NCM e as tabelas dela oriundas, TIPI e TEC. Além das Regras de Gerais de Interpretação do SH, Notas de Seção e de Capítulos e as Notas Explicativas do Sistema Harmonizado - NESH, Compêndio CECLAM, Coletânea OMA, etc.

Tendo como base nossa experiencia de 23 anos fizemos um levantamento e concluímos que me mais de 80% dos erros de tributação estão associados ao código NCM incorreto. e mais alarmante ainda é que perto de 90% das indústrias tributam pelo menos uma de suas mercadorias de forma incorreta e justamente em razão do código NCM atribuido sem o devido conhecimento. 

 

Cláudio Cortez Francisco
Classificador Fiscal de Mercadorias e
diretor da ORCEM Consultoria. 
www.classificadorfiscal.com.br

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.