Empresarial

5 motivos para contratar um contador para abrir uma nova empresa

Contar com a ajuda de um contador no momento de abertura de uma nova empresa pode ser essencial para o seu sucesso. Um contador não só ajuda você a reduzir custos, como também pode auxiliar a sua organização na hora de selecionar o melhor tipo de tributaç

02/04/2019 14:02:08

3.847 acessos

5 motivos para contratar um contador para abrir uma nova empresa

O empreendedorismo tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Milhares de pessoas estão abrindo seus próprios negócios e virando seus próprios patrões. Contudo, uma dúvida muito comum na hora de formalizar o negócio é: eu preciso de um contador?

Neste texto te daremos essa resposta, apontando 5 motivos para contratar um contador para abrir uma nova empresa.O profissional é importante porque possui expertise em várias em questões burocráticas.

1 - Questão fiscal

Um contador tem, por formação, a capacidade de analisar números, tabelas, gráficos e etc. Essa habilidade pode ajudar o empresário a evitar que logo no começo o empreendimento fique no vermelho. É essencial que isso seja evitado porque escolher o ponto exato de partida é preponderante para o sucesso do negócio.

Quando tudo já estiver funcionando, o contabilista poderá controlar os fluxos de entrada e saída de dinheiro, por exemplo. Além disso, na questão fiscal o contador pode ajudar a:

  • reduzir custos e processos internos;
  • manter demonstrativos contábeis para a aquisição de possíveis empréstimos ou créditos;
  • realizar balanços patrimoniais para quantificar o valor da empresa.

2 - Questões tributárias

O contador é o profissional especialista para garantir que a sua empresa, antes de ser aberta, se encaixa no melhor regime tributário existente. De acordo com o capital inicial do empreendimento e tamanho do negócio, o contabilista irá decidir se é melhor entrar no Simples Nacional ou ser um MEI (Micro empreendedor individual), por exemplo.

Ademais, o contador garantirá dois aspectos em relação aos tributos e impostos. O primeiro é que tudo seja pago dentro das normas legais do Município, Estado e Federação.

O segundo aspecto, é que ele fará com que o empresário pague a menor quantidade possível de tributos.

3 - Questões judiciais

Em relação a parte fiscal e tributária, o contador é quem irá garantir que nada fique a ponto de causar problemas com a Justiça. Apesar de muita gente achar que questões judiciais só podem causar problema quando a empresa é grande, isso é um erro.

Os cálculos, principalmente tributários, começam a correr a partir do primeiro minuto que o negócio já está funcionando. Por isso, é muito importante contratar um contador antes de abrir uma nova empresa.

4 - Tempo otimizado 

Delegar as funções para uma pessoa que tem experiência é a garantia de que você não precisará esquentar a cabeça. Isso serve para o caso do contabilista.

Garantir que todo o trâmite burocrático contábil esteja nas mãos dele é assegurar que se tenha tempo para cuidar de coisas mais relacionadas ao negócio.

É importante ter essa garantia antes de abrir uma nova empresa porque assim é possível gastar o tempo pensando em ideias inovadoras e diferenciais. E o mercado hoje em dia, que é muito competitivo, valoriza bastante a inovação.

5 – Contador quase como um sócio

Na linguagem empresarial, se diz que o contador é quase um sócio do negócio. É ele que está lidando diariamente com a saúde financeira da empresa, que precisa estar em dia para que tudo prospere.

Por causa de tudo isso, contratar um contador para abrir uma nova empresa pode ser parte da garantia do sucesso de tudo.

Redação: Blog Contabilidade Cidadã

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.