Muitos contadores acreditam que só vão conseguir clientes por meio da indicação. Porém, não dá para ficar esperando que apenas o cliente venha até você, certo?
O Outbound Marketing, também conhecido como marketing tradicional, é voltado a prospecção ativa de clientes. Ou seja, ir atrás do público definido, para atingir essa parcela com a compra do serviço.
Esse método é mais presente no dia a dia do que imaginamos, seja em uma propaganda no meio do vídeo, ou até mesmo nos panfletos distribuídos nas ruas.
Para algumas pessoas, o Outbound Marketing ficou com uma má fama de ser invasivo, inconveniente e até mesmo que "não dá resultados". Porém, a estratégia pode ter muitos benefícios, se feita de forma certa, como:
- Fácil de mensurar: Como estará em contato com muitas pessoas, será fácil mensurar os resultados para saber se a estratégia está fazendo sentido.
- ROI mais rápido: As estratégias conseguem trazer retorno bem mais rápido, a partir do momento em que começar a prospectar.
- Muitos profissionais na área: Em um dos mercados mais antigos do mundo, o que não faltam são vendedores.
- Contato assertivo: Por meio do Outbound Marketing, o vendedor fala diretamente com a pessoa certa. Se ele se posicionar como especialista no mercado, as chances de conversão são muito grandes.
Se você acredita que essa seja a estratégia para você, continue comigo para que eu te explique como implementar o Outbound Marketing no seu negócio contábil.
A primeira coisa que você deve ter bem definida é o perfil do seu cliente ideal. A partir disso, você definirá toda sua estratégia, pois saberá como chegar até a pessoa certa. Em seguida, você deve definir os canais que você utilizará, que podem ser mais baratas ou mais caras, dependendo da escolha. Os principais que você pode apostar são:
Anúncios em mídias sociais: Nas redes sociais, você pode segmentar anúncios por local, faixa etária, interesses e muito mais. Assim, chegando até as pessoas certas.
Mala Direta: Alguns pensam que correio é coisa antiga, mas todo mundo gosta de ganhar coisas. Na era online, ter algo físico para mandar ao seu público pode ser a chave para captar novos clientes.
Links Patrocinados: Criar anúncios nos mecanismos de busca, como o Google, é uma maneira de atrair tráfego para o seu site e também uma ótima estratégia de Outbound para contadores.
Email marketing: Mandar emails na caixa de entrada dos seus potenciais clientes é uma das principais técnicas de Outbound Marketing.
Eventos: Ótima oportunidade de alcançar um público específico, especialmente em eventos de nicho, para empreendedores. Faça networking e entregue seu cartão de visita, ou monte um estande para sua contabilidade.
Telemarketing: Ligar e fazer prospecção ativa de clientes por meio do telefone é um dos princípios do Outbound. Faça com que o time de vendas tenha autonomia para um atendimento personalizado para cada cliente.
LinkedIn: Essa rede social é perfeita para aumentar a carteira de clientes. Nela, é mais fácil identificar o público que você deseja atingir e prospectar novos leads.
Pronto para começar o Outbound Marketing para contadores no seu negócio?