x

Carreira

Erros que podem atrapalhar a sua capacidade de liderança

Como o papel de um líder é muito importante no ambiente de trabalho, é essencial saber quais os erros mais comuns que um líder pode cometer.

15/04/2019 08:49:55

3.019 acessos

Erros que podem atrapalhar a sua capacidade de liderança

Ser um líder implica ter muitas responsabilidades. Devemos ser a influência das pessoas que trabalham conosco, por isso devemos pensar claramente sobre todas as decisões que queremos tomar. Se é a primeira vez que você é um líder ou se você é um há anos, sempre há novas lições para aprender a melhorar como pessoas.

Como o papel de um líder é muito importante no ambiente de trabalho, é essencial saber quais os erros mais comuns que um líder, novato e experiente, pode cometer.

Reconhecer seus pontos fracos é o primeiro passo que você deve dar para se corrigir e ser um líder melhor. Falarei mais a seguir, acompanhe:

Falta de humildade

Estar em um emprego com poder suficiente pode ser bom para o seu ego e autoestima, mas não deixe que isso crie uma falsa sensação de segurança em você. É importante que sua equipe saiba que você não está acima de suas falhas.

Os líderes não devem ter medo de reconhecer seus erros e fracassos. Todos nós caímos em algum momento, mas o que realmente importa é se podemos nos levantar e aprender com essa situação. Isso nos ajuda a crescer e nos torna muito mais fortes.

Não sabe lidar com conflitos
Um dos ajustes mais difíceis que um líder deve fazer é aprender como lidar com discordâncias ou problemas que possam surgir dentro do grupo. Você pode querer sair da situação como uma pessoa justa, mas você também quer evitar confrontar uma pessoa por causa de seu comportamento negativo. Você vai ferir todos os seus funcionários, não fazendo todo o possível para pará-lo.

Os gerentes frequentemente se afastam do confronto e tentam evitá-lo a todo custo, mas quando os problemas de desempenho ou de personalidade não são resolvidos, eles se deterioram e estabelecem um tom geral que minimiza a urgência de corrigir erros. Se houver um problema, é melhor resolvê-lo imediatamente.

Frequentemente, eles assumem erroneamente que um problema é o resultado de incompetência ou mau desempenho quando, na realidade, é frequentemente o resultado de uma má compreensão das expectativas.

Assumir o controle de trabalho desnecessário
Os líderes são frequentemente contratados ou promovidos quando sabem o que fazer e como fazê-lo. Isso pode ser acompanhado pela mentalidade de "Se você quer que algo vá bem, faça você mesmo", o que pode ser uma atitude perigosa quando você lidera uma equipe.

Completar ou alterar o trabalho de seus funcionários porque você não gosta não só cria mais trabalho para você, mas também dificulta ou entorpece seus funcionários para atingir seu pleno potencial. Quando um líder assume a responsabilidade de completar o trabalho de outra pessoa, ele não apenas se machuca, mas também o faz para a outra pessoa.

Por exemplo: um membro realmente talentoso só pode fazer 75% do trabalho desde que ele assuma que o líder terminará o resto. Como resultado, o desempenho da equipe irá em uma direção ruim.

Sendo líderes, devemos "empurrar" nossos trabalhadores para ir além do satisfatório. É muito diferente de delegar funções, é desafiar sua equipe para se superar todos os dias. Confie na experiência de sua equipe e na sua capacidade de trabalhar.

Não ter fé em suas habilidades
Foi confiado a você o dever de ser um líder graças às suas capacidades e porque alguém confia nos seus critérios. Não desconfie de suas habilidades e dúvidas sobre si mesmo, sua equipe pode perceber isso e parar de confiar em você também. Não tenha medo de obedecer aos seus instintos de tempos em tempos, pois eles podem estar certos.

Embora seja importante ouvir os outros, sejam eles trabalhadores ou clientes, às vezes pode ser perigoso quando você deseja iniciar uma nova ideia. Se você realmente acredita no que está fazendo, faça.
Alguns desses erros tem afetado a sua liderança? Então, é necessário aprimorar suas habilidades para liderar sua equipe da maneira certa, levando os colaboradores a alcançar os objetivos de forma mais efetiva. Para isso conte com o trabalho de coaching ou consultoria de carreira para desenvolver suas habilidades de liderança!

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.