x

Empresarial

Virando a mesa!!! Um choque de Gestão!!!

Chega de procrastinar, ações devem ser colocadas em prática!!!

13/05/2019 08:31:27

1.717 acessos

Virando a mesa!!! Um choque de Gestão!!!

 

Muitas empresas, independente do segmento e porte, vivem cenários terríveis quando falamos da Gestão Administrativa/Financeira e quanto mais passa o tempo a situação se complica ainda mais.

É possível reverter?

Não há dúvidas, é possível.

Muitas vezes os gestores que estão envolvidos nos problemas diários da empresa acabam por não enxergar ou mesmo ver dificuldades em colocar em ação estratégias que podem sim solucionar os problemas.

É obvio que a medida que o tempo passa sem uma ação para solucionar, o problema tende a se complicar ainda mais e uma solução relativamente fácil que poderia ser utilizada num momento, com o passar do tempo já não terá mais eficácia.

Cases reais!!!

  • Recentemente fui chamado por um amigo que havia assumido a função de CEO numa indústria do segmento médico hospitalar, confesso que o cenário era assustador, entretanto, nos últimos anos várias das empresas que prestamos serviços não eram diferentes. Após definirmos detalhes do contrato de trabalho, solicitei a empresa relatórios e reunião com alguns gestores, na sequência, definimos uma série de ações contundentes, entre elas: revisão contratual, redução do quadro de pessoal, iniciamos um estudo da qualificação da equipe comercial, revisamos as politicas comerciais e os preço praticados que em razão dos extensos prazos de recebimento os valores eram corroídos pelos juros bancários nas antecipações. Conseguimos em pouco tempo uma redução nas despesas próximo de 25% na primeira etapa, e a empresa continuou com sua atividade normalmente.
  • Numa outra empresa do segmento de energia, realizamos um projeto com ações em várias frentes, entre elas, revisão de custos e despesas, mais uma vez a redução do quadro de pessoal teve que ser colocado em pratica, dessa vez um alinhamento com o sindicato se fez necessário, entretanto, o acordo efetivado, foi benéfico a empresa; numa das negociações até mesmo o aluguel da indústria teve uma redução de 20% pelo prazo de 12 meses e ao final deixamos em aberto uma nova discussão sobre o assunto.
  • Não é regra, entretanto, quando o “causador” de maus resultados é o departamento comercial, como em um de nossos clientes, tivemos que definir uma reestruturação do departamento, buscamos no mercado profissionais qualificados (não é fácil contratar bons profissionais), redefinimos os objetivos da empresa, não basta vender mais temos que vender com margens, definimos metas alcançáveis, preços a serem praticados, prazos limites e premiação pelo atingimento de metas individuais e coletivas; A situação da empresa atualmente é de liderança em seu segmento na sua região.

Consultoria e Assessoria

A realização de toda essa reestruturação, realmente não é fácil, obstáculos surgem para dificultar as decisões a serem tomadas, entretanto, análises devem ser realizadas e planos de ação devem ser definidos para ser colocados em prática, para cada problema: plano A, B e C...

Com certeza em pouco tempo após um período de ações contundentes a empresa começará a ver a “luz ao fim do túnel”, entretanto, muito empenho e esforço será colocado em prática, e o mais importante, tudo de forma transparente, envolvendo os gestores, para que os riscos possam ser mensurados.

Relatórios de Gestão

É importante para que todo esse trabalho seja realizado, que a empresa tenha informações (relatórios) para que as tomadas de decisões ocorram baseadas em fatos, e que possam ser facilmente identificados quando compararmos relatórios de gestão Antes x Depois das ações.

Ações internas e externas

As ações não podem se limitar apenas no ambiente interno da empresa, devem ser estendidas aos credores e se possível aos devedores, tudo com análise criteriosa, visando otimizar os resultados empresariais.

Ao final, poderemos vislumbrar um futuro promissor, é obvio que “um paciente que estava na UTI, não vai sair andando no dia seguinte”, entretanto, a melhora será identificada aos poucos.

Vamos conversar a respeito?

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

 

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.