x

Contábil

O papel do profissional contábil para o funcionamento das empresas

Este artigo apresenta uma analise feita sobre a importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas. Diante das necessidades nas organizações o profissional contábil representa uma grande importância para as empresas. Organizações e

13/05/2019 08:44:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O papel do profissional contábil para o funcionamento das empresas

O papel do profissional contábil para o funcionamento das empresas

1Introdução  

O presente estudo ressalta sobre a grande importância do profissional contábil dentro das empresas. Em um mundo de negócios caracterizado pelas inovações tecnológicas, pela forte competividade, os profissionais contábeis em meio a tantas mudanças e inovações, estão obrigados a se atualizarem de forma rapidamente, desta maneira o conhecimento se tornou essencial para este profissional.

O profissional contábil deixou de ser um simples guarda livros, passando a ser essencial dentro das empresas. Há pouco tempo atrás, o contador fazia os registros de forma escrita não evidenciando a tecnologia.

Para Coelho (2000, pp.27 e 32)

Conforme Coelho (2000, p. 27), em 1870, reconhece-se oficialmente a associação dos Guarda-Livros da Corte, porém sem nenhum órgão regulador à ser seguido pelos profissionais, e sim apenas algumas leis com o intuito de melhorar e ampliar a organização da profissão contábil. Em 1931, o decreto Nº 20.158, instituiu o Curso Técnico de Contabilidade para formar guarda livros e Peritos Contadores. Em 1943, os cursos técnicos referidos foram transformados na categoria de cursos médios, garantido ao formando o título de Técnico de Contabilidade. Somente em 1945, foi instituído o Curso de Ciências Contábeis e Atuarias pela Lei nº 7988.

Conforme COELHO (2000, p. 32), no Brasil, o desenvolvimento da profissão contábil só passou a ter razoável evolução a partir de 1946, com a criação do Conselho Federal de Contabilidade.

O mercado a cada dia que passa está mais exigente, buscando profissionais bem preparados, ágeis, capacitados, atualizados, capazes de registrar corretamente a informação certa para a tomada de decisões. Para esse profissional conseguir manter-se nesse mercado é necessário estar cada vez mais qualificado, sempre em busca de novos aperfeiçoamentos, mas não só na área de sua atuação, como também em todas as áreas que estão relacionadas com a escolha profissional.   

O profissional deve estar atento às constantes mudanças, procurando sempre novas informações, não se conformar tão somente com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e sim, deve pensar na educação como um processo contínuo e permanente, visando estar preparado para quando surgirem às oportunidades de realização profissional.

Para Marion (2003, pp.33-34): 

O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. Deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa. Para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve também ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que acontece ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu país e no mundo. Deve ter um comportamento ético-profissional inquestionável, participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional e estar consciente de sua responsabilidade social e profissional. 

Para tanto, a conduta ética do contabilista e sua responsabilidade social deve prevalecer sempre em seus posicionamentos profissionais. Pois deve ser considerado um profissional de maior relevância na sociedade, cujo trabalho quando realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, possui forte influencia positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontalmente na vida das pessoas.

Qual a importância do profissional contábil para as empresas? O intuito, deste estudo é mostrar a importância do profissional contábil para as empresas, pois através de seu conhecimento busca-se orientar a empresa, gerar informações que facilitem as tomadas de decisões empresariais. Mostrando a melhor forma de analisar demonstrações contábeis dentre outras, podendo assim extrair informações relevantes ao funcionamento do negócio. O contabilista tornou-se um profissional relevante para a sociedade, seu trabalho quando feito com responsabilidade traz confiabilidade e sustentabilidade para as empresas.

A seguir, são apresentados o objetivo geral e objetivos específicos a serem alcançados através da realização deste projeto.

Avaliar a importância das informações do profissional contábil para a tomada das decisões empresariais. Definir quais as áreas das empresas que mais necessitam das informações contábeis. Apresentar a importância das informações contábeis para a empresa. Analisar o papel do contador na empresa. 

  • Referencial teórico

Dentro do referencial teórico analisado acerca dessa pesquisa, é possível apresentar e ressaltar conceitos relevantes sobre a importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas. 

  • A importância do profissional contábil

Assim como a contabilidade, o contabilista acompanhou as mudanças no cenário em que está inserido. O contador, antigo “guarda-livros”, hoje assume o papel de um consultor gerencial, pois tem participado mais das decisões da empresa, não só com informações como também sendo parceiro dos gestores. Pode-se observar que a profissão contábil a cada dia que passa torna-se cada vez mais importante tanto para a sociedade quanto para as empresas. O papel do contador a cada dia que passa está sendo mais valorizado.

A contabilidade seguiu todo um curso de mutações com o surgimento de novas tecnologias que fizeram com que essa ciência fosse cada vez mais importante para a humanidade              assumindo assim, um papel importantíssimo dentro das empresas junto aos gestores, devido a possibilidade de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões no curto e longo prazo. Nesse sentido, o papel do contador é relevante, pois é ele que trabalha com os dados para o fim de gerar informações para as empresas (REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, 2007). 

Desta forma, a profissão encontrou seu próprio caminho, tornando-se uma das mais antigas e respeitadas profissões regulamentadas do País, reunindo hoje cerca de 400 mil profissionais. Diante do exposto, verifica-se um notável crescimento e fortalecimento da profissão e conquistas alcançadas na luta da profissão contábil pelo merecido reconhecimento e valorização.

Deste modo, pode-se dizer que o profissional contábil é aquele em que a atividade consiste na prestação de serviços, fornecendo informações e avaliações principalmente de natureza física, financeira e econômica sobre o patrimônio das entidades, objetivando auxiliar no processo de tomada de decisões e sobre as tendências futuras das mesmas. 

  • O papel do profissional contábil

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem história, sem identidade, sem planejamento, sem condições nenhuma de seguir adiante. As funções de um contador não se limitam apenas a apurar impostos e manter a contabilidade em dias, ele deve contribuir em todos os sentidos dentro de uma empresa, com esta visão o contador estará orientando o empresário a ter sempre ferramentas essências para a motivação de seu negocio. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar melhor o resultado e desempenho da empresa, não vendo apenas a apuração de resultados, mas sim como foi alcançado e de que maneira se pode melhorar desta maneira o contador estará se mostrando apto a orientar na tomada de decisões quando solicitado, para planejar, fazer previsões de vendas, ver se a empresa teve lucro ou não, pagamentos compromissados, impostos, despesas, dentre outras. Com estas informações em mãos o contador se sentirá seguro quando seus respectivos clientes o chamarem para tais avaliações fiscais que são feitas uma vez ao ano.

Para Marion (2005, p. 127-128):

A Contabilidade pode ser considerada como uma importante ferramenta de auxílio para a administração da empresa por ser a responsável pelas informações econômicas e financeiras, oferecendo melhor sustentação para uma boa tomada de decisão, (MARION, 2005).

Marion afirma que: (2005, p. 156-157):

A função contábil é cada vez mais significativa e necessária para a humanidade. Sua principal importância é orientar as organizações na conquista da eficácia constante, sendo papel do profissional contábil direcionar os negócios para a prosperidade a partir da teoria científica. Informar, simplesmente, pode ser tarefa de um sistema de informação manuseado por qualquer pessoa, porém, explicar e orientar requer conhecimento científico do profissional da área.

Deste modo, o profissional da contabilidade precisa aprender a lidar com as mudanças, alimentando ideias novas para melhorar seu desenvolvimento profissional. Desta maneira só vem a engrandecer o trabalho contábil, o que não se pode mais é o profissional limitar-se a rotina do dia a dia das empresas, se submetendo apenas a dar informações financeiras e econômicas. 

  • As áreas das empresas que necessitam de mais informações contábeis

A profissão exige um conjunto de conhecimentos para o seu exercício, sendo uma das áreas que necessita de informações reais para o bom funcionamento das empresas. A contabilidade para ser bem elaborada e eficaz necessita de um bom relacionamento com todos os setores da empresa.

Mas sabemos que existem setores contábeis nas empresas que precisam de um acompanhamento mais detalhada, para assim ocorrer um fornecimento de informações eficazes que auxiliaram nas tomadas de decisões empresariais. E a contabilidade tributária é um ramo que necessita bastante dessas informações para auxiliar na contabilização dos tributos. O setor tributário precisa caminhar junto com os demais setores da empresa, pois ele necessita recolher informações plausíveis para assim cumprir as obrigações tributárias.

Osni e Mauro (2014, PP. 2-3):

As principais funções da contabilidade são\; 

. Promover ou orientar o correto preenchimento das guias para recolhimento de tributos das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

. Promover treinamento e orientação fiscal para os departamentos da empresa que tenham por incumbência desenvolver tarefas relacionadas a tributos. 

. Promover e orientar a elaboração do planejamento tributário.

(OSNI e MARION, 2014). 

É de grande importância que o contador elabore um planejamento tributário adequado a realidade da empresa, pois auxiliará no cumprimento das obrigações principais e acessórias, e também na redução da carga tributária.

Os profissionais contábeis são responsáveis pelo gerenciamento dos tributos das empresas que incidem nas atividades desenvolvidas pela empresa. Para ocorrer um gerenciamento pelo profissional contábil de qualidade, ele deverá desempenhar adequadamente as tarefas que lhe são confiadas, para isso ele necessita de profundos conhecimentos da legislação tributária e das legislações pertinentes aos tributos que a empresa esteja sujeita. 

  1. Procedimentos Metodológicos
  • Perspectivas do estudo 

A pesquisa trata de um estudo de caráter exploratório e de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de questionários com cinco perguntas abertas, aplicada ao contador do escritório de contabilidade no município de Ubajara-Ceará, a fim de colher informações pertinentes a área da importância do contabilista.

Elaborou-se a pesquisa a partir de estudos bibliográficos sobre a Importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas, tendo como principais autores: Orni Moura Ribeiro, José Carlos Marion, Antônio Lopes Sá, Cláudio Ulysses Ferreira Coelho e Luiz dos Santos Lins, especialistas na área de contabilidade. 

  • Delimitação do estudo 

O cenário para a análise foi um escritório de contabilidade localizado na cidade de Ubajara-Ceará, região noroeste do Estado do Ceará.  A escolha do local deu-se pela necessidade de examinar a importância do profissional contábil e suas competências, com intuito de propor medidas para o desenvolvimento das competências profissionais dos contadores.

O questionário foi aplicado para um contador. A coleta de dados foi obtida no dia vinte e um de novembro de dois mil e dezoito, durante o turno da tarde. 

  • Limitação do estudo

Quanto ao questionário utilizado na pesquisa como instrumento de coleta dos dados conclui-se que foi de grande proveito para analisarmos a grande importância do profissional contábil para as empresas e para sociedade. 

  • Resultados e Discussões

O principal objetivo do questionário foi descobrir o olhar do contador sobre suas atribuições para com as empresas, por isso fez-se necessário o conhecimento de tais obrigações como contador. Nas empresas de forma geral o contador é reconhecido como uma figura importante para organizações, uma vez que através de suas analises e levantamentos administrativos de todas as informações necessárias que são coletadas, a partir dai são tomadas decisões relevantes para o bom funcionamento da empresa.

O questionário foi realizado no escritório de contabilidade, junto ao Contador Proprietário.

A primeira pergunta. Qual a importância do profissional contábil para as empresas?

O profissional contábil é considerado como um importante formador e orientador de opiniões e hoje no meio empresarial está se tornando um dos mais importantes profissionais dentro das organizações, ganhando assim destaque pela capacidade de direcionar e analisar as gestões de negócio.

A segunda pergunta. Em sua opinião os profissionais contábeis influenciam nas tomadas de decisões empresariais?

Hoje em dia o contador está sendo um verdadeiro aliado das empresas que passam por diversas mudanças, com isso há o aumento da possibilita e necessidade de profissionais prestando assessoria ou consultoria, para que assim possam atingir a excelência nas tomadas de decisões.

A terceira pergunta: Qual a importância das informações contábeis para se obter um bom funcionamento nas empresas?

Sabemos hoje que a contabilidade precisa de informações para desenvolver suas atividades, é através dessas informações que o contador realizará seu trabalho contábil que auxiliará a direção da empresa em suas tomadas de decisões.

A quarta pergunta: Quais são as áreas das empresas que necessitam mais de informações contábeis para auxiliarem em suas tomadas de decisões?

O contador tem sido um verdadeiro aliado das empresas desde o chão de fábrica até aos mais altos cargos de uma organização, o que possibilita o acesso à contabilidade em todas as áreas. A que eu considero que necessita de mais informações é a área tributária, pois sabemos que toda entidade é obrigada a recolher aos cofres públicos tributos gerados em decorrência da gestão normal do patrimônio.

A quinta pergunta: Em seu ponto de vista, atualmente os profissionais contábeis estão sendo mais valorizados.

Há algum tempo atrás o contador era visto somente pelas atribuições de debitar e creditar e gerar informações ficais para o governo. Mas podemos observar que o profissional contábil nas empresas está sendo mais valorizado, aceito pelos gestores empresariais, pois hoje a contabilidade influencia de forma significante nas tomadas de decisões em uma empresa.

5 Considerações Finais

O presente trabalho teve o objetivo de demonstrar como a constante atualização e aperfeiçoa mento profissional contribuem para melhorar a atuação do contabilista diante do cenário de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, fez conhecer que a profissão contábil está em constante mudança.

 A contabilidade está dividida em ramificações e especializações atendendo as necessidades do mercado de trabalho, acompanhando a evolução da sociedade passando da contabilidade manuscrita para a ascensão tecnológica.

Diante desse contexto, foi possível observar que o profissional contábil está a cada dia buscando seu aperfeiçoamento, pois o sucesso na carreira depende muito do quanto esse profissional está preparado, uma vez que a competitividade está aumentando a passos largos.

Confirmam a primeira hipótese que para garantir sua permanência no mercado de trabalho o profissional contábil indiscutivelmente precisa ir de encontro ao seu aperfeiçoamento na área contábil. Ficou nítido que programas, cursos, eventos e palestra promovidos pelo governo em parceria com instituições, aumentaram gradativamente a demanda de empregabilidade na área contábil ficando confirmada assim a segunda hipótese.

A busca pelo aperfeiçoamento, a atualização do profissional contábil, está inserido seu domínio com as tecnologias da informação, pois as inovações tecnológicas requerem do profissional contábil, rapidez, flexibilidade e conhecimento do mesmo, essa afirmação vai de encontro à terceira hipótese.

Diante da pesquisa realizada percebeu-se a importância da educação continuada para os profissionais contábeis, é válido observar que o mercado de trabalho ofertado para as ciências contábeis evoluiu consideravelmente acompanhando a tendência do mundo globalizado e adequando-se as regras e exigências do mercado de trabalho.

Características como credibilidade e competência estão presentes perfis indispensáveis ao bom profissional contábil na atualidade.

Nessa construção teórica percebeu-se a importância do código de ética no desempenho do profissional contábil, promovendo a busca por aperfeiçoamento, pois gerar conhecimento também é uma forma de exercer a ética na profissão.

Portanto, o profissional contábil se depara com desafios dos novos tempos e precisa estar apto a corresponder às novas expectativas a cerca de sua profissão. Para isso é necessário manter-se atento às inovações, conhecer outras áreas que possam agregar valor a seu desempenho profissional, ou seja, buscar atualizar-se constantemente, aperfeiçoar de suas habilidades e assim continuar atuante no mercado de trabalho.

É relevante sugerir para maior compreensão do tema a realização de pesquisas no âmbito do aperfeiçoamento do profissional contábil uma que vez, as mudanças no mercado de trabalho são constantes e requer desse profissional uma contínua atualização.

Referências

COELHO, Cláudio Ulysses Ferreira e Luiz dos Santos Lins.  Teoria da Contabilidade. 1 ed. São Paulo: Atlas,2010. 

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. São Paulo 8ª edição, Atlas, 2006. 

RIBEIRO e PINTO, Osni Moura e Mauro Aparecido. Introdução à Contabilidade Tributária. São Paulo: editora Saraiva 2ª edição, 2014.

RIBEIRO, Orni Moura. Contabilidade geral. São Paulo: editora Saraiva 8ª edição, 2012.              

REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, 2007.         

SÁ, Antônio Lopes de. A ética profissional. 6 ed. São Paulo: Atlas,2005.

             

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.