x

Trabalhista

Contador autônomo: É permitido? Quais cuidados são necessários?

Você sabe se é permitido ao contador exercer o trabalho autônomo? Entenda aqui e confira também alguns cuidados a este profissional.

28/05/2019 13:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contador autônomo: É permitido? Quais cuidados são necessários?

Contador autônomo: É permitido? Quais cuidados são necessários?

Muitos profissionais optam pelo trabalho autônomo, seja como oportunidade logo após a formação, ou para fugir do desemprego. Mas você já se perguntou se contador pode fazer esse tipo de trabalho?

Bem, os contadores podem trabalhar sob diversos regimes de atuação, inclusive como profissional autônomo. Além disso, é possível também se tornar empresário de contabilidade, controller, perito contábil, acadêmico e muito mais.

Aqueles que optam pelo trabalho autônomo possuem algumas vantagens, como a possibilidade de exercer suas atividades de outros locais, como a própria casa. Além disso, esse profissional tem muito mais autonomia para realizar suas tarefas, livre de hierarquias e subordinações.

Geralmente, aqueles que não desejam ter vínculos empregatícios optam por esse modelo, mas é necessário alguns cuidados para fazer valer a pena. Continue lendo:

Cuidados ao contador autônomo

Como você percebeu, é necessário ter mais disciplina para que os compromissos sejam cumpridos, logo que o contador autônomo aproveite a flexibilidade do trabalho autônomo.

Além disso, é necessário ter um bom planejamento financeiro, para não ter nenhum prejuízo nos meses mais fracos. Sem falar que uma previdência privada ou programa de capitalização também podem ajudá-lo a ficar no azul.

Recentemente, os contadores foram excluídos da tabela de atividades permitidas pelo MEI, de acordo com o Portal do Empreendedor. Por isso, contadores autônomos não podem mais se enquadrar na categoria MEI e, ao menos que decida abrir empresa em outro modelo, não possuem os direitos trabalhistas.

Continuo trabalhando autônomo ou abro minha empresa?

Quando você perceber que sua carteira de clientes aumentou, que precisará de mais estrutura, ou que deseja contar com os direitos trabalhistas, a melhor coisa a se fazer é abrir o próprio escritório. Assim, você poderá aproveitar os benefícios e também exercer o trabalho com muito mais exatidão.

Os formatos empresariais mais recomendados para os contadores são:

  • Empresário Individual: Empresa em nome do próprio empresário, a pessoa física títular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • EIRELI: Empresa formada por uma pessoa, com capital pertencente apenas ao titular. Faturamento deve ser superior a 100 vezes o salário mínimo vigente;
  • Sociedade Limitada: Reúne dois ou mais sócios para circular os serviços. Contribui para formação de capital social e realização da constituição empresarial.

E aí, você trabalha como contador autônomo? Deixe uma dica nos comentários para os contadores que estão começando para que eles também tenham sucesso nessa jornada!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.