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Marketing de Conteúdo para escritório contábil: por onde começar?

Independente do ramo e do porte da empresa, investir em marketing de conteúdo se tornou crucial para o sucesso. Um escritório contábil pode tornar-se uma referência no setor e reter mais clientes. Mas por onde começar? Saiba mais no texto abaixo.

28/05/2019 16:23:28

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Marketing de Conteúdo para escritório contábil: por onde começar?

Sem dúvidas, o marketing de conteúdo é uma ferramenta crucial para reter clientes e conquistar novos, conseguindo, consequentemente, aumentar a visibilidade e o volume de vendas de uma empresa. Independentemente do ramo e do porte do negócio, o marketing de conteúdo pode ser muito eficaz se planejado e executado com sabedoria.

Pensar em conteúdo de forma que a sua linguagem e mensagem sejam focadas em seu público-alvo e persona é algo que está sendo feito pela maioria das empresas que possuem presença digital. Atualmente, raros são os negócios que não se apoiam e não investem em páginas na web, redes sociais, anúncios, entre outras estratégias digitais para atingir mais pessoas em menos tempo.

Apesar de essa realidade ser difundida entre a maior parte do mundo corporativo, algumas áreas mais tradicionais e, ao mesmo tempo, cruciais para a nossa sociedade, ainda não encontraram definitivamente um modo de inserir o marketing de conteúdo para alavancarem seus negócios. Esse é o caso dos escritórios de contabilidade, por exemplo. Muitos optam por não se expor e não compartilhar de suas expertises e serviços, por considerarem este um meio de pouco retorno para o público e persona que estão acostumados.

Com o advento cada vez mais intenso da navegação móvel, agora resolver pendências e problemas diários pode ser feito de maneira remota e com muito mais agilidade e comodidade. E isso se aplica em qualquer setor que preste algum serviço ou comercialize produtos.

Portanto, engana-se quem acha que o marketing de conteúdo não é capaz de auxiliar no sucesso de um escritório contábil. Através de uma linguagem correta e um conteúdo rico na área de atuação, o escritório consegue demonstrar seus conhecimentos, especialidades, expertises e vivências através de artigos publicados nas páginas, vídeos com os funcionários explicando sobre alguma ação contábil específica, por exemplo, infográficos, entre outras formas.

Quanto mais seu público souber sobre a sua empresa e o que ela é capaz de fazer pelos seus clientes, maiores serão as possibilidades de contratarem os seus serviços. Assim, o visitante da sua página passa a ter uma visão mais séria e confiante do seu negócio, aumentando assim a demanda, a popularidade e a credibilidade do mesmo.

Além disso, pensar o conteúdo para meios mais populares, como as redes sociais, também faz com que aquele estereótipo de que o escritório contábil é “engessado” seja desfeito, aproximando assim esse setor dos leigos e interessados pelos seus serviços de contabilidade, além de propagá-lo entre as pessoas.

Como pode dar certo? 

Para que o marketing de conteúdo de um escritório de contabilidade dê mesmo certo, é preciso investir em um conteúdo inteligente que tenha uma profundidade educacional no setor. O mesmo deve ser gratuito e disponibilizado de maneira simples para o seu leitor.

É preciso que você ofereça materiais capazes de solucionar problemas simples que os seus leitores tenham no dia a dia, sem dar o “ouro” nas mãos diretamente. Eles devem ter questões respondidas, mas não o suficiente para não procurar a empresa para alguma consulta. Ao contrário, o conteúdo deve ser composto de elementos, que serão vistos daqui a pouco, a fim de levar o leitor para contratar os serviços da empresa.

Se você está pensando em começar a investir em marketing de conteúdo para seu escritório contábil, confira algumas dicas importantes:

Se planeje e defina objetivos 

Como tudo no mundo corporativo, o planejamento é muito importante para fazer dar certo. Definir objetivos com clareza, vão lhe ajudar a criar uma estratégia de marketing eficaz e estes vão além do principal que é aumentar as vendas.

Dentre os possíveis objetivos da sua empresa, estão: gerar mais leads (visitantes com potencial para fechar negócio) para seu site, aumentar a demanda por pedidos de orçamento, gerar brand awareness (métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores), apresentar uma nova solução no setor, aumentar a visibilidade, entre outros.

Crie a persona

Definir qual é a persona do seu negócio é uma tarefa de suma importância para entender o seu cliente a fundo para criar conteúdos que realmente o impacte. A persona é a representação do cliente ideal do seu escritório de contabilidade, ou seja, o cliente que se encaixa melhor com a sua empresa e o seu produto. Para definir a persona, entrevistar seus clientes é a melhor forma. Assim, você evita “achismos” da percepção interna da empresa e consegue ter respostas verdadeiras sobre o perfil dos seus clientes ideais.

Escolha os canais 

Ao levantar a persona do seu negócio e também ter claro qual é o seu público-alvo, é possível identificar quais são os canais mais usados por eles, os mais queridos, os mais investidos pela concorrência e os que mais geram interações.

Após isso, defina quais serão os canais que o seu escritório de contabilidade irá usar para difundir o seu conteúdo. Estes podem ser sites corporativos, redes sociais (decida qual mais funciona para o seu público e setor), blog corporativo, Linkedin, entre outras opções.

Você pode optar por investir em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, ou seja, ter um site que converse com uma página do Facebook, por exemplo. Ou um Facebook que converse com uma conta do Instagram.

Pense no conteúdo

Após definir tais aspectos mencionados, é a hora de colocar a mão na massa e planejar o conteúdo em si. Para isso, você pode contar com uma equipe interna contratada ou terceirizar esse serviço através de uma agência de marketing digital, por exemplo.

Antes de escolher os temas, você deve definir qual meio será usado para expor o seu conteúdo. Ou seja, o mesmo pode ser transmitido através da escrita (artigos/resenhas/resumos de livros da área), de vídeos, podcasts, infográficos, entre outros.

Atualmente, com a rapidez necessária e proporcionada pela internet e os dispositivos móveis, conteúdos muito extensos não funcionam tão bem para quem tem pressa em ter uma pergunta respondida. Portanto, opte por textos curtos, vídeos ou infográficos que consigam ilustrar o que está sendo exposto em um texto.

É preciso ter em mente que o texto deve ser escrito de forma correta, ser original (sem plágios) e conter uma linguagem apropriada para o seu público e persona definidos. Elenque os temas atuais que estão mais em voga no momento e, se necessário, faça pesquisas com seus leads sobre quais assuntos querem ler.

A frequência de publicação também é algo a se pensar e tem muito a ver com a rotina da persona do seu escritório. Teste periodicidades diferentes para ver qual melhor funciona para seu nicho. 

Fonte: Blog Contabilidade Cidadã

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