x

Carreira

'Como contratar (ou ser contratado)'

Os índices de desemprego continuam altíssimos, por outro lado há empresas que não conseguem contratar nas mais variadas funções, como unir essas duas realidades? Relatei algumas dicas para melhorar o seu CV e aumentar suas chances de contratação

29/05/2019 11:45:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
'Como contratar (ou ser contratado)'

'Como contratar (ou ser contratado)'

Os índices de desemprego continuam altíssimos, pela última pesquisa do IBGE temos hoje cerca de 12,9 milhões, por outro lado há empresas que não conseguem contratar nas mais variadas funções, como unir essas duas realidades?

Primeiramente micro e pequenas empresas são responsáveis pela geração de empregos, registrando já em 2018 aumento de 44% com relação ao ano de 2017, logo se você está procurando emprego a chance de entrar neste tipo de empresa é bem maior, pois há mais vagas disponíveis.

Como pequena empresa, faço minhas contratações diretamente e não utilizo dos sites de intermediam vagas, como Catho, Infojobs, Manager, etc. Pois o custo como empregador são altos (só vale a pena para empresas que atuam no ramo ou possuem um alto índice de turn-over, pois não há serviço para apenas uma vaga, a empresa precisa contratar o serviço para no mínimo três meses, o que não faz sentido se você contrata pouco). Algumas chegam a disponibilizar serviços gratuitos, mas não funcionam (te enviam vários candidatos e acaba-se perdendo muito tempo na hora de avaliar os candidatos).

Recentemente testei o serviço do Linkedin, um serviço pago em que você define o orçamento diário, mas em dois dias precisei tirar o anúncio do ar, recebi mais de 100 candidatos e pagarei mais de R$ 200,00, cerca de R$ 2,00 por candidato, metade dos candidatos foram descartados, pois estavam totalmente fora do anúncio publicado. Não sei se os candidatos não leram o anúncio ou se no desespero estão mandando para qualquer vaga, o fato é que a ferramenta não agradou.

 Os principais erros dos candidatos que foram descartados do processo seletivo: 

  • Falta de informação sobre formação: Muitos colocaram que estavam estudando a faculdade X, mas sequer mencionaram o curso que estavam estudando e o ano. 
  • Falta de informação sobre experiência anterior: Muitos colocaram que atuaram na empresa Y mas não informavam sobre o que faziam, nem cargo, nem descrição do cargo. Quando analiso CVs sempre sugiro para o candidato pesquisar sobre as vagas disponíveis, se a forma que está sendo anunciado é coerente com a descrição que está sendo utilizada no CV, pois se não tiver, para o recrutador é como se não tivesse experiência, mesmo sendo óbvio que pelo cargo Z a pessoa precisa conhecer. 
  • Falta de endereço: Meu pré-requisito é que a pessoa tenha fácil acesso a região onde a Quali está situada, para mim pegar três conduções ou ficar mais de uma hora para chegar é inviável, pelo custo do transporte e pelos problemas constante que há nos transportes púbicos, a culpa nem é do funcionário mas preciso saber que ele conseguirá chegar no horário combinado e garantir que ele tenha uma vida fora do escritório. 
  • Foto no perfil: Parece óbvio, mas é preciso avaliar a foto que está em seu perfil. O Linkedin é uma plataforma exclusiva para contato profissional, ter uma selfie na praia só faz sentido se o profissional for surfista profissional. Cuidado também com fotos utilizadas no perfil do email, separe o email que você use para buscar uma colocação e o email que você utiliza para se cadastrar no Tinder.

Quando se tem mais de 100 candidatos para uma vaga, qualquer deslize já é motivo para descartar.

O que funcionou para mim nas últimas contratações ainda foram as indicações, seja publicando nos grupos de Whatsapp ou Facebook, recebi o mesmo número de candidatos, sem ter que pagar por isso.

Artigo de minha autoria publicado originalmente na pagina da Rede Mulher Empreendedora. 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.