x

Contábil

Porque eu devo ser um contador 2.0?

A contabilidade vêm se modificando com o passar dos anos e é imprescindível que contadores entendam essas mudanças e estejam abertos a mudar. Entenda o que é ser um contador 2.0.

12/06/2019 18:31:08

7.640 acessos

Porque eu devo ser um contador 2.0?

O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo e, juntando a isso, possui um dos sistemas tributários mais complexos do planeta. Isso torna o setor de contabilidade um dos mais importantes para uma empresa, já que qualquer erro nesse segmento pode causar grandes prejuízos para um negócio.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a tecnologia irá acabar com a profissão de contador, a verdade é que isso é pouco provável, embora certamente seja necessária a transformação e adequação de muitas rotinas.

Nesse cenário de mudanças surge o contador 2.0, que é um profissional com mindset e experiência voltada para essa transformação no setor.

O que é um contador 2.0?

O contador 2.0 é o profissional que moderniza as formas tradicionais de controle financeiro, que utiliza as ferramentas tecnológicas disponíveis da melhor forma visando ter um relacionamento em tempo real e mais eficiente com seus clientes.

O contador 2.0 tem a visão do todo e busca formas de ajudar seus clientes a controlar suas finanças e a compreender que os números gerados ajudam a planejar o futuro.

A evolução do contador 2.0

A necessidade de evoluir nessa profissão é notória. Apenas realizar cálculos de impostos não é mais suficiente, já que qualquer computador pode fazer isso com mais rapidez e eficiência.

Esse é o momento de aprimorar as práticas contábeis tradicionais para conseguir alcançar a valorização que o setor merece.

A gestão em conjunto dos negócios hoje é muito valorizada, mais do que apenas habilidades técnicas. O segmento contábil exige hoje que o profissional acompanhe a variação de atividades e que entenda mais sobre os empreendimentos com os quais trabalha. A experiência em determinados setores é muito valorizada.

Dessa forma o contador se transforma em um profissional que contribui com as mudanças e agrega valor às empresas, administrando diversos aspectos em conjunto.

O contador 2.0 pode atuar como gestor, além de participar ativamente para as tomadas de decisões e de desafiar as formas tradicionais de atuação da empresa.

Como se transformar em um contador 2.0?

Buscar a diferenciação em um nicho de atuação é fundamental para qualquer empreendedor e essa regra também é importante para o segmento da contabilidade.

Além disso, estar atento às tendências de mercado e caminhar junto com a tecnologia é essencial. O contador 2.0 precisa ser dinâmico, proativo e antenado com o que acontece no seu segmento.

  • Treinamentos

Investir em treinamentos da área é fundamental para se manter atualizado com as novidades do setor e atento às melhorias possíveis. A motivação é outro aspecto beneficiado pelo aprimoramento constante já que o profissional sempre estará se desafiando a aprender coisas novas.

  • Ferramentas tecnológicas

Mas de nada adianta ter todo esse conhecimento se as atitudes continuarem sendo formatadas no modo tradicional, pouco eficiente.

É fundamental investir em ferramentas tecnológicas que facilitem o cotidiano do seu escritório, mas também incentivar seus clientes a fazer o mesmo.

Um exemplo clássico desse incentivo é o uso de um sistema de gestão empresarial pelos clientes, que possua integração com o sistema contábil utilizado no seu escritório.

O sistema de gestão empresarial ajudará o seu cliente a manter organizadas as principais atividades da empresa como controlar o estoque, as vendas realizadas, o fluxo de caixa, os cadastros clientes e fornecedores, os recebimentos e pagamentos, mas também as emissões de notas fiscais eletrônicas e outras atividades contábeis.

Além disso, quando esse sistema de gestão empresarial possui integração com o sistema o software contábil utilizado no seu escritório, é possível configurar os dois para que os registros sejam realizados de maneira compatível.

Dessa forma é possível que o contador importe as informações diretamente do sistema da empresa, eliminando trabalho extra, evitando a perda de prazos ou o recebimento de informações erradas.

Apesar de ainda haver serviços contábeis que tornam o contador importante para as empresas, como a elaboração de declarações fiscais, por exemplo, o que as empresas mais valorizam hoje é o profissional capaz de aconselhar adequadamente seus clientes e trabalhar como um consultor.

Dessa forma, se você tem um escritório de contabilidade, ou se trabalha como contador autônomo, invista em tecnologia para automatizar processos, em treinamentos, e foque em valorizar os serviços que oferece, considerando as necessidades dos seus clientes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.