x

Capital Intelectual

15/09/2011 16:39:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Capital Intelectual

No cenário atual, onde os avanços tecnológicos e o acesso as informações estão cada vez mais velozes, não podemos deixar de mencionar o importante papel que o homem possui inserido neste contexto.

Vamos tratar de um assunto que embora adormecido na visão de muitos empresários, é de suma importância para a evolução da economia brasileira, trata-se do chamado “Capital Intelectual”.

Quando lemos sobre o tema temos a impressão de ser um assunto distante e que é abordado apenas em países desenvolvidos. Mas de acordo com pesquisas de crescimento econômico, ao qual demonstra que o Brasil é um país emergente com políticas financeiras e fiscais vista de maneira positiva por países de 1º mundo, o tema passa a ser repensado e tende a ganhar maior atenção dos nossos empreendedores.

Ao falarmos de “Capital Intelectual” algo precisa ser esclarecido, trata-se da união de ativos estruturais (recursos que a empresa disponibiliza), ativos de propriedade intelectual (segredos industriais, patentes etc.), ativos de mercado (potenciais dos intangíveis como marca, clientes etc.) e ativos humanos (habilidades que os indivíduos possuem para resolver problemas) – Brooking (1996 p. 13-16).

Esse último é o que preciso chamar a atenção, será o ponto mais importante inserido nesse bem intangível que as empresas possuem, ou seja, o ápice do Capital Intelectual.

O Capital Humano é o bem mais difícil de mensurar não só na contabilidade, o entrave se dá pela subjetividade da matéria, porém como estamos na era do conhecimento, possuir dentro da entidade indivíduos que além de conhecimentos técnicos possuem habilidades para resolver problemas que vão além do que lhe é exigido, de forma dinâmica e coletiva não é para qualquer organização.

Muitas empresas conseguem contratar esse tipo de indivíduo, porém, por imprudência ou falta de conhecimento não conseguem reter os talentos que contratam, entregando-os facilmente para o concorrente. Esse por sua vez, com visão mais ampla, consegue explorar de forma inteligente o máximo possível desse talento em benefício próprio.

As empresas que possuem grande concentração de talentos (capital humano) são aquelas que sabem o significado do “Capital Intelectual”, sabem que o ativo humano é o alicerce da organização, que sem esse ativo é impossível alcançar seus objetivos, de forma que está sempre a frente de seus concorrentes. Isso vai muito além de plano de cargos e salários, esses gestores encaram esses talentos tão importantes quanto sua carteira de clientes.

Para definir o Capital Intelectual dentro da organização, utilizaremos uma metáfora para exemplificar a importância desse ativo, imaginemos então uma árvore, onde temos o tronco, os galhos, as folhas e os frutos, essas são as partes visíveis da empresa. Mas existem as raízes, não podemos imaginar a existência de uma árvore sem o alicerce, que é justamente a parte oculta da empresa, porém a base para que a mesma produza os frutos.

Cabe agora cada gestor analisar se o capital humano da empresa está sendo bem explorado e qual a capacidade que esse intangível possui de gerar riquezas.

Eliane Oliveira – Contabilista, Docente e Articulista.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.