x

Empresarial

Valuation - um passo a frente

Qual é o objetivo de um valuation? Saiba mais sobre o contexto do trabalho de valuation, metodologias, termos e seus aspectos mais importantes.

23/07/2019 09:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Valuation - um passo a frente

Valuation - um passo a frente

O trabalho de valuation consiste em apurar o valor econômico, a preços de mercado, da totalidade das quotas da organização, em data-base a ser definida pela administração da empresa.

Nesse contexto, abordaremos nesse artigo os pontos mais importantes dentro de um projeto de valuation.

Estimativa de Valor Econômico

O conceito de valor justo de mercado (“Fair Market Value”) é geralmente definido como o preço (expresso em moeda ou valor equivalente à moeda) possível de se obter em um mercado aberto e sem restrição, entre partes informadas e prudentes, agindo com independência e sem qualquer coação, e sem considerar nenhum benefício especial para qualquer das partes.

O valor justo de mercado pressupõe ainda o valor econômico “on a stand alone basis”, isto é, sem considerar as expectativas de sinergias potenciais ou benefícios indiretos sob a ótica de um investidor específico.

Metodologias de Avaliação

Apesar das consideráveis diferenças entre as metodologias de avaliação, todas elas derivam de um mesmo princípio: o da substituição, que prevê que nenhum investidor pagará, por um bem, valor superior ao que pagaria por outro bem substituto e correspondente.

A seguir, um resumo das abordagens de avaliação:

  • Abordagem de Mercado - Visa comparar a empresa em análise com outras recentemente vendidas ou em oferta no mercado (múltiplos ou cotação em bolsa). 
  • Abordagem dos Ativos - Visa analisar os registros contábeis e avaliar o valor do patrimônio líquido contábil ou o valor do patrimônio líquido a valor de mercado. Sendo este último o valor do patrimônio líquido, considerados os ajustes efetuados para os ativos e passivos avaliados (diferença entre os saldos líquidos contábeis e os valores de mercado).
  • Abordagem da Renda - Também conhecida como fluxo de caixa descontado. O valor de mercado da empresa nesta metodologia é igual ao somatório de todos os benefícios monetários futuros que ela pode oferecer a seu detentor (valores futuros convertidos a valor presente, através de uma taxa apropriada).

Abaixo metodologias de valuation e suas aplicações, enfoques, principais vantagens e desvantagens:

Fluxo de Caixa Descontado

Aplicação: adotado quando há expectativas de continuidade do empreendimento, visando seu potencial de gerar lucros futuros.

Enfoques: fluxo de caixa futuro, gerado pelas operações da empresa, descontados a valor presente, capitalização dos lucros, onde os lucros históricos normalizados são capitalizados por índice (taxa de capitalização).

Principais Vantagens: os aspectos relevantes e intrínsecos ao negócio são considerados, método aceito mundialmente como o mais completo e adequado.

Principais Desvantagens: grau de subjetividade nas premissas e projeções, cálculo de taxa de desconto apropriada e valor residual pode ser relevante (perpetuidade).

Patrimônio Líquido

Aplicação: adotado na avaliação de empresa “holding” (não operacional) ou empresa incapaz de gerar retorno, devendo o negócio ser liquidado.

Enfoques: avaliação dos ativos e passivos a valor de realização ou mercado, ajustando o patrimônio líquido da Empresa.

Principais Vantagens: simplicidade na aplicação.

Principais Desvantagens: não reflete o potencial de valor do negócio e dificuldade em se avaliar os ativos intangíveis.

Múltiplos

Aplicação: adotado quando há expectativas de continuidade do empreendimento, visando seu potencial de gerar lucros futuros.

Enfoques: múltiplos de mercado, obtidos no mercado de capitais (ex. Preço da ação por lucro), múltiplos de transações realizadas no passado, de empresas comparáveis, obtendo o preço pago por vendas, EBITDA, etc.

Principais vantagens: obtenção de parâmetros de mercado.

Principais desvantagens: melhor indicativo de valor quando é adquirido o controle acionário, indisponibilidade de dados públicos, dificuldade na análise da comparabilidade dos dados coletados, dificuldade na definição da amostra.

Cotação de Ações

Aplicação: empresa negociada em bolsa de valores: mercado ativo.

Enfoques: mercado significativo de empresas comparáveis.

Contempla tendências do mercado e expectativa de resultados futuros.

Principais vantagens: Informações disponíveis ao mercado.

Principais desvantagens: empresas similares podem apresentar diferentes perspectivas e mercados emergentes são afetados por variáveis macroeconômicas de curto prazo.

Diante das metodologias, o método do Fluxo de Caixa Descontado (“FCD”) é reconhecido e adotado mundialmente e, especialmente recomendado nos casos de empresas ou negócios em operação, com boas perspectivas de lucratividade operacional futura. Nesse sentido, a metodologia do FCD é a mais adequada para a avaliação, por ser a que melhor reflete as perspectivas de rentabilidade futura e os aspectos financeiros e operacionais específicos dos negócios.

Assim sendo, cabe sempre a participação de profissionais que possuem expertise com o processo de avaliação de empresas, pois a escolha das metodologias a serem aplicadas é essencial. 

Como por exemplo, diante da avaliação de uma empresa que possui em sua principal atividade a participação no capital de outras sociedades, ou seja, é apenas uma controladora e suas receitas são provenientes de lucros e dividendos de suas participações societárias - a famosa holding. A utilização do Fluxo de Caixa Descontado seria a melhor forma de avaliação? Cabe uma reflexão e melhor entendimento sobre essa situação.

Indo além, diante de uma empresa no escopo de avaliação que possui pouco tempo de existência, está inserida em um segmento com muitas inovações constantes, possui poucos concorrentes e seus produtos e/ou serviços são escalonáveis, ou seja, trata-se de uma startup. Qual seria a melhor metodologia de avaliação? Cabe outra reflexão.

Por isso, depois de de muita reflexão, não haverá apenas uma metodologia para ser aplicada. Geralmente, verifica-se a avaliação econômica financeira utilizando as seguintes metodologias:

- Valor de Patrimônio Líquido

- Valor Econômico:

Múltiplos de Mercado e de Transações

Fluxo de Caixa Descontado

Sintetizando esse momento de decisão, cabe contar com profissionais experientes, que irão agregar pontos importantes durante o desenvolvimento dos trabalhos. Afinal, identificar valores distorcidos da empresa que esta sendo avaliada, poderá influenciar as expectativas dos principais envolvidos, e assim reduzir as chances de utilização da avaliação econômica financeira.

Execução do Projeto de Valuation

Sempre deve ser estimado um o prazo para realização dos projetos com o recebimento da documentação necessária. Essa estimativa de prazo, considera total colaboração dos envolvidos no processo.

1 - Diagnóstico inicial:  análise retrospectiva-financeira, bem como entendimento das operações e principais value-drivers: reuniões, entendimentos e análises.

2 - Desenvolvimento do estudo: aplicação das metodologias aplicáveis e obtenção de resultados preliminares: modelagem financeira e análise dos resultados preliminares e realização das sensibilidades apropriadas.

3 - Análise de resultados: discussão e análise dos resultados obtidos: apresentação e discussão dos resultados, preparação e entrega do relatório. 

O cronograma sempre é objeto de alinhamento com os principais envolvidos da adminsitração da empresa, incluindo atualizações sempre que requeridas, visando o pleno atendimento das necessidades.

Outro item muito importante para o melhor desenvolvimento de um valuation é o Termo de Confidencialidade. 

Em decorrência da natureza do trabalho de avaliação econômica financeira, a equipe financeira, as partes, por si, seus empregados, sócios e prepostos, assinam termo de confidencialidade obrigam-se a não divulgar, revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento a terceiros estranhos, mantendo sob o mais absoluto sigilo pelo prazo de vigência da contratação e por cinco anos contados da sua extinção – conforme parâmetros legais.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.