INTRODUÇÃO - A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Auditoria DE Recursos Humanos tem como finalidade constatar irregularidades, orientar e prevenir, para que as empresas não tenham surpresas desagradáveis quando da presença dos agentes fiscais do trabalho, além de evitar pagamentos incorretos ou indevidos.
OBJETIVOS - Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a auditoria de recursos humanos, demonstrando a importância para as empresas.
DESENVOLVIMENTO - A auditoria exerce sua função preventiva, reparadora e moralizadora, para confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes, com a finalidade de opinar sobre a adequação das situações e informações contidas nas demonstrações contábeis. A auditoria dá confiabilidade às demonstrações contábeis e às informações nelas contidas. Embora a auditoria não se destina especificadamente à descoberta de fraudes, erros e irregularidades praticados por administradores ou funcionários, ela freqüentemente apura fatos, através dos procedimentos que lhe são próprios. A auditoria de recursos humanos tem como função conduzir a análises de cargos, planejar a necessidade de funcionários e recrutar candidatos ao cargos, selecionar candidatos aos cargos, orientar e treinar novos empregados e administrar bônus e salários. Os principais aspectos da auditoria de recursos humanos são fornecer incentivos e benefícios, avaliar o desempenho, comunicação, treinamento e desenvolvimento, estabelecendo o compromisso com o funcionário. As perspectivas futuras para a auditoria de recursos humanos estão ligadas diretamente às tendências que estão mudando o ambiente da mesma, tais como: globalização, avanços tecnológicos, tendências da natureza do trabalho e da diversificação da força de trabalho. Uma outra perspectiva é que ela se torne uma administração estratégica que vai fazer ligação da auditoria de recursos humanos com as metas e objetivos estratégicos com a finalidade de melhorar o seu desempenho e desenvolver culturas organizacionais que estimules a inovação e a flexibilidade.
CONCLUSÃO: Várias empresas brasileiras enfrentam problemas de reclamações trabalhistas, que geram altos custos, desgastes e até comprometem a continuidade dos negócios. Os acordos na Justiça do Trabalho é a opção escolhida por grande porcentagem das empresas, mas o acordo não é, em muitas vezes, a melhor opção. Outro caminho recentemente descoberto e notadamente aprovado foi a constituição das Comissões de Conciliação Prévia nas empresas. Há resistência das empresas ao uso das ferramentas de auditoria legal para detectar e corrigir problemas trabalhistas e previdenciários. Vários são os motivos que geram a incredibilidade nas auditorias, mas essa resistência está se dissipando aos poucos ante a comprovação de resultados benéficos. Tais atitudes vêm demonstrando que a impunidade, lamentavelmente, ainda impera dentro das empresas, por comodismo ou falta de assessoria adequada.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ATTIE, William. Auditoria Conceitos e Aplicações. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998;
GIL, Antonio Carlos. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1994;
SERSON, José. Curso Básico de Administração de Pessoal: Auditoria em Recursos
Humanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.
Jacques Douglas Pacheco
Aluno de Graduação do Curso de Ciências Contábeis
Universidade Paranaense
Campus Umuarama
[email protected]
Priscila Dela Torre Fardin
Aluna de Graduação do Curso de Ciências Contábeis
Universidade Paranaense
Campus Umuarama
[email protected]
Adriano Rossetti
Aluno de Graduação do Curso de Ciências Contábeis
Universidade Paranaense
Campus Umuarama
[email protected]
Isabel Cristina Gozer
Professora de Graduação do Curso de Ciências Contábeis
Universidade Paranaense
Campus Umuarama
[email protected]