x

Trabalhista

Prêmio e a sua incidência para a Contribuição Previdenciária

Em maio deste ano (2019) a Receita publicou a Solução de Consultas 151/19 que aborda o tema, delimitando os casos em que inexiste a incidência da Contribuição Previdenciária sobre essa verba.

26/08/2019 08:42:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prêmio e a sua incidência para a Contribuição Previdenciária

Prêmio e a sua incidência para a Contribuição Previdenciária

Sabe aquele prêmio muito comentado após a Reforma Trabalhista? Pois bem, em maio deste ano (2019) a Receita publicou a Solução de Consultas 151/19 que aborda o tema, delimitando os casos em que inexiste a incidência da Contribuição Previdenciária sobre essa verba.

Para início, um ponto importante a ser mencionado é que entre 14/11/2017 a 22/04/2018, período de vigência da MP 808/17, que alterava a Lei 13.467, somente os prêmios que não excedessem ao limite máximo de dois pagamentos ao ano poderiam não sofrer tributação;

Hoje, segundo documento da RFB, para   que sejam isentos, os prêmios devem atender alguns requisitos.  São estes:

  1. Devem ser pagos exclusivamente a empregados. Ou seja, prêmios pagos a contribuintes individuais, autônomos e diretores não empregados, continuam sofrendo incidência da Contribuição Previdenciária;
  2. Podem ser pagos não só em  dinheiro, mas também em forma de bens ou de serviços;
  3. Não poderão decorrer de obrigação legal ou de ajuste expresso, hipótese em que restaria descaracterizada a liberalidade do empregador; e
  4. Devem decorrer de desempenho superior ao ordinariamente esperado, de forma que o empregador deverá comprovar, objetivamente, qual o desempenho esperado e também o quanto esse desempenho foi superado.

Talvez a questão mais importante a ser levada em conta, na hora de optar por pagar premiação aos empregados, seja a necessidade da comprovação do rendimento maior do que o esperado por parte do empregado que recebeu tal remuneração.  Caso contrário, em casos de fiscalizações ou reclamatórias trabalhistas, a empresa poderá ser condenada ao recolhimento da contribuição previdenciária sobre os valores pagos a esse título. Mais, o texto da Solução de Consultas determina que deve ser comprovado o “quanto” esse desempenho foi superado, o que torna a comprovação mais difícil e objetiva.

Ademais, diferentemente do que acontecia antes, não mais será levado em conta pela Receita, em suas fiscalizações, a frequência do pagamento do prêmio para determinar a incidência do INSS.

De acordo com a SC 151, a eventualidade no pagamento do prêmio não poderá ser exigida como condição para a não incidência das contribuições previdenciárias, tendo em vista que não se pode desconsiderar a expressão “ainda que habituais” utilizada pelo legislador.

Para consultar a SC 151/19: Receita Federal

Texto originalmente publicado em: dp em foco

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.