x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Carreira

A importância da Educação Continuada e Atualizações na Profissão Contábil

A Importância do Profissional da Contabilidade se atualizar e relembrar conteúdos que são importantes e pertinentes a profissão contábil

05/09/2019 11:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância da Educação Continuada e Atualizações na Profissão Contábil

A importância da Educação Continuada e Atualizações na Profissão Contábil

Quando estava na faculdade  eu acreditava que entendia de Contabilidade. .. ao me formar; Bacharel em Ciências Contábeis e prestar o Exame de Suficiência...percebi que não; tive de estudar mais, e após o quarto exame prestado consegui passar, tive de investir mais tempo e dinheiro mas valeu a pena afinal agora sou Contador... mas como dizem os mais jovens "só que não"; ao me lançar de corpo e alma na Profissão comecei a perceber na prática que ainda havia uma deficiência...e do dia da formatura até o dia em que consegui meu registro no Conselho, muitos detalhes haviam mudado...a legislação muda o tempo todo...meus Deus! O que fazer agora? Onde procurar ajuda?

Descobri que no site do CRC/SP existe um conteúdo a distância disponibilizado aos contadores para se manterem atualizados, e relembrarem diversos assuntos relacionados ao nosso dia a dia...e esses cursos ainda pontuam o contador que necessita fazer 40 pontos por ano na Educação Continuada.

Mas ainda era pouco... e num momento me deparo com o Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis do Sindcont-SP,(Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) uma entidade que respeita o profissional e promove cursos, palestras e tira as dúvidas do profissional. A Entidade completou 100 anos de existência este ano e seu Centro de Estudos que ocorre todas as quartas-feiras das 19 às 21 horas completa 70 anos. Há também nas terças-feiras e quintas-feiras no mesmo horário os Grupos de Estudo: Tributos e Obrigações e IFRS e Gestão Contábil, onde se estuda temos variados com os melhores profissionais do ramo atual, e há ainda nas segundas-feiras, esse a cada 15 dias o Grupo de Contabilidade do Terceiro Setor, campo que tem despertado bastante interesse atualmente.

As demais entidades saíram do Sindcont-SP que anteriormente se chamava, Instituto Paulista de Contabilidade... os Contadores da época se reuniam, traziam recortes de jornais e ficavam estudando os temas pertinentes a profissão e assim é até hoje.

Fora isso é muito bom que o profissional atual, assine um jornal on-line, e siga alguns blogs e fóruns como este  Portal Contábeis, Siga o Fisco, da Jo Nascimento entre outros há muito material disponível nos sites... cursos on-line também são essências há os pagos mas também gratuitos.

Outra realidade que é um investimento grande na profissão; o profissional de hoje se especializar em alguma área como Controladoria, Gestão Financeira, Tributos entre outras para ter sempre um diferencial no mercado... o estudo é constante e necessário.

O profissional que não se atualiza hoje em dia fica obsoleto em pouco tempo  pois na era digital o que é novidade de manhã, na hora do almoço virou notícia velha. Convido a todos os jovens contadores e também aos veteranos a participarem das entidades de nossa classe que existem para nos auxiliar e nos fazer crescer em nossa profissão. Aquele profissional que se atualiza nunca estará fora do mercado e poderá influenciar de forma positiva a importância do Contador para o mundo dos negócios em nosso País.

Dicas de Canais de atualização:

SINDCONT-SP

Endereço: Praça Ramos De Azevedo, 202 - República, São Paulo - SP, 01037-010

Telefone: (11) 3224-5100

Site: Siga o Fisco

Site: Crc/sp

Site: Contabeis

DENIS DE MENDONÇA

MBA EM CONTROLADORIA

4º Secretário do Centro de Estudos do  Sindcont SP

CRC/SP: 1SP322329-O/3

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.