x

Carreira

Futuro e Expectativas da Profissão Contábil nos Próximos 20 Anos.

Com nosso cenário de desenvolvimento atual, milhares de profissionais e até mesmo estudantes se preocupam com o futuro da profissão Contábil. Com isso o presente artigo demonstra tendências da profissão.

22/10/2019 15:27

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Futuro e Expectativas da Profissão Contábil nos Próximos 20 Anos.

Futuro e Expectativas da Profissão Contábil nos Próximos 20 Anos.

Futuro e Expectativas da Profissão Contábil nos Próximos 20 Anos. 

Neste século XXI, a tecnologia veio a ser auxiliar de grandes evoluções em diversas profissões, e o presente estudo tem o objetivo de demonstrar possíveis mudanças que ainda possam acontecer, ao longo de um tempo futuro.

Por muito tempo a contabilidade brasileira sempre teve como sua característica principal, aquele serviço no qual o profissional era ligado apenas a obrigações acessórias e o acumulo de documentos físicos, porém isso vem mudando desde a última década, onde o Contador vêm passando a ser mais presente na tomada de decisões do empresário, ainda quê seja associado a documentação física, a evolução da tecnologia também influenciou neste contexto, transformando a contabilidade em contabilidade digital.

Hoje a contabilidade digital já vem se tornando comum, e com as mudanças ocorridas até o presente momento, o que se espera para os próximos anos é uma maximização de automação no processo rotineiro de um profissional da área estudada, fazendo, com quê cada vez mais o contador tenha uma redução na sua carga de trabalhos manuais, fazendo com que ele possa se concentrar em atividades que exigem mais uma capacidade analítica. Com esta visão, em muitas faculdades já vêm se adaptando a este tipo de ensino, colocando um recém formando capacitado para cargos mais analíticos, como controladorias, auditorias e os ensinando a visar mais o mercado a fim de um dia então terem total aptidão a auxiliar e até mesmo tomar decisões empresariais.

Com todas as mudanças, tendências que se notam é que o futuro da profissão Contábil irá se tornar cada vez mais consultivo e em contrapartida o trabalho manual será reduzido, outra questão que também podemos levar em consideração é a padronização mundial de normas técnicas para facilitar a relação comercial e interação de empresas multinacionais. Com o avanço da tecnologia, não só a profissão contábil tende a mudar, mas todo o seu meio, como clientes e ferramentas diárias, com isso todo o meio social tem uma propensão a evoluir com ideologias de mercado diferentes das atuais.

Concluindo com a pesquisa, o que se pode esperar são tecnologias sendo cada vez mais companheiras do profissional, são perfis de clientes mais atenciosos ao auxílio do contador, são entidades que necessitam de estarem mais próximas e associadas a contabilidade. São também novas tendências de ativos, novos meios de contabilizar, novas formas de tributações e inclusões de toda a sociedade, fazendo com que a evolução contábil seja constante ao desenvolvimento da sociedade.

Ricardo de Medeiros Junior

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.