x

Tributário

PIS/COFINS – Compensação das Retenções sofridas

Os saldos de PIS e COFINS referente a retenções sofridas não utilizados no período em que ocorreram as retenções podem ser utilizados na apuração do mês posterior somente via processo de restituição e compensação..

23/10/2019 10:58:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIS/COFINS – Compensação das Retenções sofridas

PIS/COFINS – Compensação das Retenções sofridas

Por meio da Solução de Consulta 224/2018 a RFB publicou o entendimento de que as retenções sofridas, a título das contribuições para o PIS e a COFINS, somente poderá ser deduzida do débito referente ao próprio mês ao qual se refere às retenções. (Inciso III do Art. 9 da IN 1.540/2015).  Vejam trecho da IN 1.540/2015 que trouxe a referida alteração na forma de compensação das Retenções sofridas:

Art. 9º O valor do imposto e das contribuições sociais retidos será considerado como antecipação do que for devido pelo contribuinte em relação ao mesmo imposto e às mesmas contribuições e poderá ser compensado ou deduzido pelo contribuinte que sofreu a retenção, observando-se as seguintes regras:

III - os valores retidos na fonte a título de CSLL, Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins somente poderão ser deduzidos com o que for devido em relação à mesma espécie de contribuição e no mês de apuração a que se refere a retenção;

IV - os valores retidos na fonte a título de CSLL, Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins que excederem ao valor da respectiva contribuição a pagar no mesmo mês de apuração, poderão ser restituídos ou compensados com débitos relativos a outros tributos administrados pela RFB. 

O item 17 da SC é bem claro quanto aos pontos citados acima:

 “17 -Conforme se extrai da leitura dos incisos III e IV do art. 9º, na redação dada pela IN RFB nº 1.540, de 2015, a normatização vigente prevê a possibilidade de dedução dos valores da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins retidos na fonte com o que for devido em relação à mesma contribuição e no próprio mês da retenção. Assim sendo, modifica-se a forma de aproveitamento do excedente de retenção na fonte verificado em determinado período, restando impossibilitada a transferência do saldo para os períodos de apuração subsequentes.”

 Agora vem a “melhor” notícia para os contribuintes.

 Os saldos remanescentes, referente as retenções,  poderão ser utilizado somente via pedido a RFB, após a validação dos valores o contribuinte poderá solicitar a compensação desses valores.

O que realmente é interessante é que o pedido de restituição e compensação não serão feitos de forma eletrônica (PERD/COMP), como já estávamos acostumado e sim através dos formulários constantes no anexo I e IV da IN 1.717/2017. (Item de 19 da referida SC).

 Com isso fica o alerta aos contribuintes que transportam o saldo de retenções e descontam em períodos posteriores via apuração. O que vemos é a RFB querendo dificultar, todo custo, a vida do contribuinte.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.