x

Empresarial

A importância da gestão do capital de giro

O capital de giro na gestão financeira é de fundamental importância, haja vista estar relacionado com ciclo operacional e o giro do negócio.

29/10/2019 09:43:16

2.563 acessos

A importância da gestão do capital de giro

O capital de giro na gestão financeira é de fundamental importância, haja vista estar relacionado com ciclo operacional e o giro do negócio. De maneira objetiva o capital de giro é a quantidade de recursos necessária para manter os processos do negócio dentro de um determinado período de tempo e em sua definição técnica a diferença entre os seus ativos circulantes e passivos circulantes.

A fórmula do capital de giro é dada por:

Capital de Giro = ativos circulantes (bens e direitos) – passivos circulantes (obrigações).

Observando a fórmula do capital de giro percebemos sua relação com a gestão de estoque, pois quando o estoque aumenta a necessidade de capital de giro também aumenta. Por outro lado um estoque reduzido pode gerar desabastecimento e redução do faturamento.

Ao precificar o estoque o empresário deve pensar com cuidado os preços e a margem de lucro. Uma margem de lucro adequada pode ajudar na formação do capital de giro com mais facilidade. O prazo para recebimento do cliente deve ser levando em consideração juntamente com o prazo de pagamento dos fornecedores. Quanto mais benéfico for o parcelamento ao cliente maior será a necessidade da empresa de ter capital de giro suficiente para honrar seu compromissos com fornecedores.

Por outro lado, um capital de giro elevado pode atrapalhar a capacidade de investimentos da empresa, bem como reduzir o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Retorno sobre Ativos (ROA). A administração inadequada deste recurso pode ocasionar a solvência da empresa e por este motivo deve ser acompanhado periodicamente.

Sendo este um dos maiores desafios do administrador financeiro e a razão pela qual muitas empresas vão a falência tenha sempre em mente um bom planejamento de gestão do capital de giro. Está com dificuldades para calcular seu capital de giro? Fale com seu contador, ele é o profissional qualificado pra auxiliar nesta tomada de decisão.

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.