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Análise swot - fofa

Muito conhecida e utilizada nas grandes empresas a análise SWOT (também conhecida como FOFA) é fundamental também nas pequenas e medias empresas quando queremos analisar cenários e traçar um planejamento estratégico.

30/10/2019 09:54:40

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Análise swot - fofa

SWOT é uma sigla que significa strengths, weaknesses, opportunities e threats. Traduzindo para o português temos: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças daí que vem a sigla FOFA. Utilizamos essa analise para avaliar o empreendimento interna e externamente, visualizando claramente alguns aspectos que poderiam passar despercebido

A análise consiste em criar um quadro dividido em quatro partes onde separamos de um lado aquilo que influencia positivamente na empresa e do outro o que influencia negativamente. Na parte superior colocamos as características ligadas diretamente a empresa, aquilo que ela consegue influenciar diretamente, enquanto que na parte inferior fica o que é relacionado ao ambiente externo.

FORÇAS............................................ FRAQUEZAS

OPORTUNIDADES............................. AMEAÇAS

Talvez o mais difícil nesse tipo de analise seja observar de maneira clara quais atributos colocaremos em cada um dos lados, então para facilitar esse processo aqui vão algumas dicas sobre o que deve ser descrito em cada uma das partes.

FORÇAS:

Você já parou para pensar o porquê o cliente escolhe o seu produto ou serviço e não o do seu concorrente? Qual a sua melhor vantagem em relação a eles? É a localização de sua loja? Seu atendimento? Seu preço? Porque aquele cliente sempre vem a sua loja?

Essas são algumas das perguntas usadas como ponto de partida para respondermos quais são as nossas forças, aquilo que somos melhores, o que devemos incentivar e ir melhorado sempre que possível.

FRAQUEZAS:

Sua mão-de-obra é qualificada o suficiente? Porque a equipe não esta 100% engajada? Não consegue fazer um grande pedido para baixar o custo igual ao seu concorrente faz?

É importante observar bem a sua empresa para identificar todas as fraquezas e assim ter um panorama geral mais preciso para traçar um plano que abarque a maior quantidade de cenários possíveis.

Abaixo alguns exemplos do que podem ser tanto forças como fraquezas do seu negocio.

  • QUALIDADE DA MÃO-DE-OBRA
  • LOCALIZAÇÃO
  • MARKETING
  • MAQUINÁRIO
  • RECURSOS FINANCEIROS
  • REPUTAÇÃO JUNTO A FORNECEDORES E CLIENTES

Passamos agora à observação dos elementos externos a empresa:

OPORTUNIDADES:

Influenciam a empresa positivamente, mas não dependem de uma ação dela para acontecer. Podem ser uma mudança no cenário político, no gosto dos consumidores, um maior acesso ao credito para investimentos, uma nova lei de incentivo ao setor.

Falando assim pode ate parecer que estes acontecimentos simplesmente acontecem e devemos ficas passiveis a eles, mas é possível nos prepararmos de uma maneira que, mesmo sem saber o que ou quando acontecerá um determinado evento, possamos nos aproveitar dele e sair na frente da concorrência.

AMEAÇAS:

As ameaças nem sempre são claramente observadas, elas podem ser ligadas aos seus concorrentes ou uma nova lei que esta sendo analisada, mas devemos estar sempre de olho no impacto que elas poderão causar no nosso negocio.

Nessa parte é importante ter bastante cuidado e sempre usar o máximo de prudência já que empreendedores em geral tendem a ter uma visão muito otimista e assim vêem oportunidades em quase tudo e, movidos pela paixão ao negocio, enxergam poucas ameaças.

Pronto agora que temos o quadro da analise feito passamos a parte em que fazemos o planejamento estratégico, onde  traçamos os caminhos possíveis para conseguir o objetivo que queremos.

Quando estamos organizando as metas e ações baseadas nas características que escolhemos temos que ter sempre algumas coisas em mente:

  • Suas forças devem ser sempre aprimoradas para que elas não deixem de ser o seu diferencial.
  • Dentro do planejamento tem que existir um plano de ações para diminuir suas fraquezas.
  • Você deve ser fiel ao planejamento, mas deve sempre que possível revisá-lo, pois podem aparecer novas oportunidades para se aproveitar.
  • O aprimoramento das suas atividades deve ser continuo para que quando surjam ameaças que não estão previstas a empresa não apenas esteja preparada, mas que ela use esse novo ocorrido como uma maneira de se tornar mais forte.

E ai o que vocês acharam da análise SWOT?

Já tem idéia do que pode ser colocado em cada um dos quadrantes?

 

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