x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Lei 11.941 de maio de 2009

23/09/2011 09:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Lei 11.941 de maio de 2009

Em contatos casuais com alguns contadores , tive a oportunidade e verificar que alguns ainda estão meio perdidos em relação a alguma mudanças na estrutura dos planos de contas com o advento da lei 11.941 de 2009.

Um exemplo seria a mudança ref aos dois grandes grupos do ATIVO e PASSIVO que antes se dividia em: ATIVO CIRCULANTE e REALIZÁVEL A LONGO PRAZO, e PASSIVO CIRCULANTE E EXIGÍVEL A LONGO PRAZO.

Com as mudanças o REALIZÁVEL A LONGO PRAZO passou a ser subgrupo do ATIVO NÃO CIRCULANTE e o EXIGIVEL A LONGO PRAZO passou a ser subgrupo do PASSIVO NÃO CIRCULANTE.

Alguns profissionais ainda não adequaram seus planos de contas pra estas mudanças montando a estutura do plano da maneira antiga.

Fugindo a esta lei também já verifiquei casos em que se lança todas as aquisões de mercadorias pra revenda e pra industrialização abrindo uma conta de COMPRAS no grupo de CONTAS DE RESULTADO, que no caso seria o mais prudente e correto lançar isso diretamente no ATIVO.

Esta conta de CUSTO seria apenas pra poder apurar o resultado final no final do exercício sendo usado como contrapartida , no caso sobrando o saldo de estoque final no próprio ATIVO que seria o correto.

Obrigado a todos pelo espaço e BOM DIA

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.