x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Contábil

Saiba por que sua contabilidade não pode ficar sem um ERP

A tecnologia está cada dia mais presente na área da contabilidade, e ficar de fora dessa realidade é perda de tempo e de dinheiro. Saiba como um ERP pode ajudar o seu escritório contábil.

20/12/2019 11:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba por que sua contabilidade não pode ficar sem um ERP

Saiba por que sua contabilidade não pode ficar sem um ERP

O futuro da contabilidade e ERP estão estreitamente ligados. A integração contábil facilita o acesso às informações, garante a eficiência nos processos, aumenta a segurança e torna seu escritório mais competitivo.

O setor contábil é indispensável para as empresas e lida com tarefas complexas e urgentes, principalmente no dia de fechamento.

Em quase todos os escritórios de contabilidade é aquela correria porque o cliente não enviou tudo que precisava, as informações estão incompletas, os dados incorretos e o profissional precisa de desdobrar para deixar tudo pronto a tempo.

Muitos destes estresses poderiam ser evitados com um sistema ERP para contabilidade. O ERP é um software que conecta os diferentes departamentos, centralizando em uma única ferramenta os controles que auxiliam na tomada de decisão.

Tanto a empresa quanto o escritório contábil só tem a ganhar com a implantação de um completo sistema ERP online com integração contábil.

Além de melhorar a gestão empresarial, também possibilita que o contador acesse os dados e potencialize o trabalho.

Isso porque, por mais que a contabilidade se esforce para cumprir os prazos, o cliente também precisa colaborar disponibilizando as informações completas e corretas dentro do prazo.

Mas por que contabilidade e ERP estão tão ligados? Porque com a integração contábil com o software de gestão do cliente, os dados lançados são importados diretamente no sistema contábil.

Assim, o contador não depende mais do cliente para obter os dados e também elimina atividades manuais e demoradas, como conferência, digitação e organização de documentos, além de reduzir o risco de dados incorretos.

Essas facilidades só são possíveis por causa do sistema de ERP.


Principais benefícios do ERP para contabilidade

Automação de tarefas e aumento de produtividade

Com um ERP uma série de atividades que demandam tempo do profissional contábil pode ser automatizada. Por exemplo, o registro de entradas e saídas, categorias financeiras, indicadores de desempenho e demais tarefas que levam horas são realizadas em alguns minutos com o software.

Essa automação facilita a execução das tarefas e aumenta a produtividade, dando mais tempo para o contador focar em outras atividades e projetos que gerem mais diferenciais e rentabilidade.

Contabilidade e ERP é o futuro no setor. Os escritórios que não se adaptarem irão perder espaço no mercado.

Redução de erros

A automação traz não somente o melhor aproveitamento do tempo, mas também a redução dos erros, em especial os de digitação.

Isso porque, com a integração contábil, as informações financeiras são exportadas exatamente como estão no ERP do cliente e já vêm classificadas adequadamente.

Tempo para o contador atuar como consultor de negócios

Com um sistema ERP o contador pode redirecionar seu tempo para atuar como um consultor de negócios.

O setor contábil sabe da situação financeira e pode fazer projeções e formular estratégias visando a saúde do negócio do cliente.

O software ERP garante o acesso ágil às informações e permite a geração de relatórios financeiros e análises de demonstrativos contábeis, serviços bem recebidos pelos clientes e de valor agregado.

Ao oferecer novos serviços, o escritório contábil se destaca frente aos concorrentes.

Maior segurança dos dados

A contabilidade lida com documentos importantes que devem ser mantidos por anos. Porém, arquivar os papéis em caixas e gavetas não é o mais adequado. Essa atitude oferece pouca segurança às informações.

Estragos devidos ao tempo, perdas e até mesmo enchentes e incêndios podem dar fim a esses dados.

Guardar tudo digitalizado no computador também não garante a segurança desses documentos, uma vez que furtos ou vírus podem acabar com os arquivos.

A contabilidade com ERP ajuda a eliminar esse problema e garante que os arquivos fiquem salvos na nuvem e à disposição para serem acessados de qualquer lugar por pessoas autorizadas.

Esse é um jeito mais fácil de acessar esses dados, já que as pilhas de papéis são eliminadas.

Como escolher um ERP para sua contabilidade

Como você viu, o profissional da contabilidade que quer se manter competitivo não pode perder tempo com tarefas operacionais de baixo valor agregado.

Para se destacar, é preciso apostar em tecnologias que facilitem e agilizem os processos.
O ERP para contabilidade é o primeiro passo para automatizar atividades que demandam tempo para então, conseguir focar em ações junto ao cliente.

Depois de decidir incorporar a integração contábil na sua contabilidade, é preciso escolher um software eficiente e confiável, que lhe traga os resultados competitivos esperados.

O seu sistema contábil deve ter a capacidade de se comunicar com o sistema do cliente. É o que chamamos de integração contábil.

Isso garante que os dados do ERP do cliente sejam importados no seu programa no formato adequado, sem que haja retrabalho para conferir as informações.

Um sistema ERP completo com integração contábil auxiliar nas tarefas cotidianas do contador e possibilita que o escritório lucre mais ao administrando o financeiro e oferecer soluções como um consultor de negócios junto aos seu clientes.

Agora que você já sabe dos benefícios de ter um ERP na contabilidade, incentive seus clientes a utilizarem um sistema de gestão que permita integração contábil.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.