x

Contabilidade digital

Contabilidade digital: evoluir é preciso!

Para que o contador tenha tempo suficiente para auxiliar os empresários, gestores e demais stakeholders a tomarem a melhor decisão para o desenvolvimento do negócio, faz-se necessário a automação dos procedimentos repetitivos na contabilidade.

03/02/2020 09:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade digital: evoluir é preciso!

Contabilidade digital: evoluir é preciso!

Ciência que estuda o Patrimônio, a Contabilidade existe para auxiliar o gestor a tomar a melhor decisão. Por isso, de tempos em tempos, essa ciência evolui, assim como a sociedade.

Pensar em contabilidade remete a números, gestão financeira do negócio, planejamento tributário, redução de custos, fechamento de balanços patrimoniais, dentre outros conceitos. Atualmente, com o avanço da tecnologia, percebe-se a presença do tema contabilidade digital.

E o que é contabilidade digital? É o mesmo que contabilidade online?

A contabilidade digital é o uso da automação nos processos contábeis. Allan Rocha, gerente de qualidade e processos da Fieb (Federação da Indústrias do Estado da Bahia), em entrevista ao jornal A Tarde, define automação como “execução de atividade por sistemas computacionais ou por máquinas”. O gerente de qualidade ainda diz: “de modo geral, toda empresa, mesmo que pequena, tem alguma automação”. Portanto, percebe-se que automatizar não é exclusividade da ciência contábil.

Os registros dos acontecimentos da empresa devem, obrigatoriamente, ser escriturados, pois ao final de cada exercício poderá ser usado como base para tomada de decisão. Contudo, escriturar os lançamentos, por ser uma tarefa repetitiva, pode ser produzida ou facilitada através do uso da máquina. Por exemplo, os extratos bancários ou os lançamentos que o financeiro de determinada empresa realiza, podem ser importados para o sistema que a contabilidade executa suas atividades, permitindo assim, que o profissional contábil analise os lançamentos, adaptando a legislação contábil. Com isso, se ganha tempo e qualidade na informação. Fazendo com que o contador seja um parceiro dos donos das empresas, e os dois possam ver o crescimento da mesma. 

A cada dia que passa, o contador tem a possibilidade de atuar conforme seus anseios profissionais, que é analisar os dados produzidos a cada fato contábil gerado por determinada empresa, e auxiliar os gestores a tomarem as melhores decisões.

Portanto, contabilidade digital é a contabilidade moderna, onde a tecnologia produz o que for repetitivo, para que o mais importante seja feito por contadores capacitados, que é a análise das informações geradas.

Já a contabilidade online resolve obrigações legais por um baixo custo, como a geração de documentos para pagamento de tributos.

Marcelo Lombardo, fundador e CEO da Omiexperience S/A, empresa que desenvolve um sistema de gestão empresarial (ERP) na nuvem, define as duas contabilidades assim:

o compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes com um baixo custo. Enquanto o compromisso principal da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais.

Diante do exposto, concluí-se que para que o contador tenha tempo suficiente para auxiliar os empresários, gestores e demais stakeholders a tomarem a melhor decisão para o desenvolvimento do negócio, faz-se necessário a automação dos procedimentos repetitivos na contabilidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LOMBARDO, M. Contabilidade Online x Contabilidade Digital: o que você precisa saber. https://blog.omie.com.br/blog/contabilidade-online-x-contabilidade-digital-tudo-o-que-voce-precisa-saber. Acessado em 16/12/2018.

ROCHA, A. A Sociedade não vai entrar em colapso com a automação. Jornal A Tarde. 16/12/2018.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.