x

Microempreendedor Jovem

Você sabe o que é MEJ?

Projeto de Lei cria o MEJ - Microempreendedor Jovem.

04/02/2020 15:15:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você sabe o que é MEJ?

Você sabe o que é MEJ?

Antes de falar sobre este assunto, é importante saber que um projeto de lei é uma ideia que pode se transformar em lei e pode ser apresentado tanto pelo Câmara quanto pelo Senado, sendo que um depende da aprovação do outro, inclusive podendo alterar o texto original.

Só após aprovação do Congresso Nacional é que é encaminhada ao Presidente da República que também pode alterar, vetar ou aprovar o projeto e o que era somente uma ideia se transforma em lei.

Pois bem, agora que você já sabe o que é um projeto de lei tramita no Congresso Nacional projeto de lei complementar nº 274/2019, que acrescenta à Lei Complementar nº 123/2006 o artigo 18F criando o Microempreendedor Jovem, o MEJ.

Este projeto é destinado aos jovens com até 29 anos de idade que queiram empreender, que tenham a atividade que quer exercer permitida pelo simples nacional e que tenha receita bruta até R$ 180.000,00 no ano.

A proposta é que o MEJ seja nos mesmos moldes do MEI, o Microempreendedor Individual, com recolhimento fixo mensal dependendo se a atividade é de comércio ou de serviço, podendo chegar a pouco mais de R$ 122,00 inicialmente, que tenha sua atividade permitida e com reajustes iguais ao do MEI.

Mais uma observação importante, o projeto traz que o prazo de duração para o MEJ seja apenas por 24 meses.

O autor da proposta, o senador Irajá (PSDB-TO), justifica o projeto para dminiuição do desemprego, que acontece principalmente entre os jovens, e menciona que o projeto vem de encontro ao Projeto de Lei que institui a nova Lei do Primeiro Emprego.

Então, agora que você sabe o que é um projeto de lei e sabendo que o MEJ ainda é apenas uma proposta e depende de aprovação do Congresso e do presidente em exercício, você já percebeu que o MEJ ainda não está em vigor, ainda não está valendo, mas que existe uma ideia sobre o assunto.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.