x
CONTEÚDO artigos

gestão empresarial

A contabilidade no contexto da gestão empresarial face à crise do coronavírus

Neste cenário de crise, evidencia-se a necessidade do contabilista se apresentar como um consultor financeiro das empresas, entretanto, cabe ao empresário incluir seu contador em suas prioridades, considerando-o como seu maior aliado neste momento.

25/03/2020 10:50:01

3,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

A contabilidade no contexto da gestão empresarial face à crise do coronavírus

A Contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio da entidade e tem como função controlar e registrar os atos e fatos contábeis. Sendo ela um dos elementos mais importantes para a gestão da empresa, gerando informações úteis para a administração da empresa.

As demonstrações contábeis contêm valiosas informações quanto à situação financeira da empresa, sendo possível identificar as áreas de sucesso e insucesso da empresa. Tais informações são melhores aproveitadas quando analisadas por um profissional competente para tal incumbência, o empresário deve atentar-se para a orientação contábil recebida de forma a preservar a saúde da organização.

A insolvência de uma organização está diretamente ligada à sua liquidez, o que pode ser observado quando a empresa perde a capacidade de honrar com suas obrigações dentro do prazo de vencimento, ou seja, quando seu passivo apresentar valores superiores aos ativos.

Neste cenário de crise, evidencia-se a necessidade do contabilista se apresentar como um consultor financeiro; de demonstrar principalmente para os micro e pequenos empresários, a importância da contabilidade na gestão empresarial; de dar uma resposta concreta, clara e concisa dos rumos que a empresa está tomando.

Entretanto, muitos empresários acreditam que a função do contador é trabalhar para o fisco, esta visão equivocada da contabilidade deve ser banida das classes empresariais, pois o que a contabilidade tem a oferecer, são informações importantes para o alcance do equilíbrio econômico-financeiro empresarial, basta saber a melhor forma de utilizar estas informações na realidade da empresa. 

Portanto, neste momento cabe ao empresário incluir seu contador em suas prioridades, inclusive financeira, valorizando-o, considerando-o como seu maior aliado e, não tomando decisões precipitadas sem consulta-lo.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.