x
CONTEÚDO artigos

profissional da contabilidade

Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19

conhecimento contábil e ceticismo profissional para transformar negócio arruinado em negócio rentável.

26/03/2020 08:30:01

5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

 Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19

Comportamento do profissional da contabilidade nos estabelecimentos em tempos de COVID-19

 Vivemos um momento de turbulência, Os negócios dos mais variados ramos sentirão o impacto. Na contabilidade, existem dois relatórios importantes e obrigatórios para os negócios como o balanço patrimonial e a demonstração do resultado, que sofrerão fortes alterações em sua estrutura.

As alterações expressivas dentro dos negócios serão na conta caixa, Banco, estoques, PECLD, clientes, passivos circulantes, não circulantes, receitas menores, manutenção de despesas e custos fixos, perda de rentabilidade e etc. Muito dos estabelecimentos, pelo menos no curto prazo, trabalhará no ponto de equilíbrio, ou seja, haverá uma queda de receita e uma manutenção dos custos e despesas fixas fazendo com que a empresa trabalhe somente para pagar os gastos fixos, nem lucro ou prejuízo, impossibilitando fazer novos investimentos, aplicar nos bancos e distribuir os lucros impedindo a injeção de dinheiro na economia. Não levando em consideração a hipótese das empresas que trabalharão abaixo do ponto de equilíbrio, sem conseguir pagar os custos e despesas fixas (situação mais grave – acúmulo de passivos). Vale destacar que o comportamento do profissional da contabilidade nessas situações é ter uma mente alerta e questionadora para conseguir fazer um controle efetivo, atuando, principalmente, com foco na projeção de receita, gestão de passivos acumulados e no resgate da rentabilidade.

Portanto, com muito estudo e raciocínio crítico, entendendo cada conta desses dois relatórios citados, o profissional da contabilidade conseguirá transformar um negócio arruinado em um negócio lucrativo e rentável.

 

Rafael Góis

Contador

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.