x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

formas de trabalho

Home office com toda a família

O momento é de mudanças e adaptações a novas formas de trabalho. O home office é sempre bem vindo, mas como administrar a rotina e manter a produtividade quando além do home office a família está de quarentena.

31/03/2020 15:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Home office com toda a família

Home office com toda a família

Diante dos acontecimentos recentes, muitos profissionais passaram a trabalhar de casa, o home office.

Algumas dicas são importantes para manter uma boa produtividade durante este período, tais como:

  • Mantenha uma rotina: acorde, tome seu café da manhã e tire o pijama. Esse projeto ajuda o seu cérebro a separar o momento de lazer do momento de labor. Auxilia a espantar aquela vontade de ficar no sofá;
  • Organize um escritório: muitas pessoas não possuem um cômodo exclusivo para tratar de escritório, mesmo assim, ainda é possível organizar um cantinho da casa, pode ser na varanda, na mesa de jantar, uma mesinha de laptop no quarto. O importante é organizar todas as coisas que precisará durante o dia para evitar de levantar a cada 5 minutos para buscar alguma coisa. Ah! sabe aquela garrafa de água que você costuma ter na sua mesa de trabalho, tenha uma em casa também.
  • Intervalos: Faça aquela pausa do café e não esqueça de almoçar. Esse intervalo é importante para sua saúde, principalmente neste momento que é importante manter uma alimentação saudável. Uma dica é deixar o almoço planejado no dia anterior, ou pela manhã, assim não tomará muito tempo para prepará-lo e fazer sua refeição.

Tudo isso é fácil quando estamos sozinho em casa, não é? Mas e quando todo mundo está de home office com você, seus filhos, marido, mãe, sogra, ou quem mais divida a sua casa.

Bom aqui vai algumas dicas de quem tem passado por isso.

A preparação da rotina leva um pouco mais de tempo, pensar nas refeições e deixa-las prontas ajuda muito, ainda mais quando temos crianças e é importante manter a rotina delas também.

Manter uma comunicação com as pessoas que moram com você e explicar que está trabalhando, mesmo que de casa para que evitem dispersar a sua atenção, porém, dar aquela pausa e conversar faz parte também, então aqui, tenha paciência. Os primeiros dias são mais difíceis, mas todo mundo acaba entendendo e ajudando.

Para as crianças, aquelas que estão na fase do ensino infantil, organize atividades que elas podem fazer sozinhas, como pinturas, massa de modelar, guaches, papéis diversos, canetinhas, nesta fase, videos educativos também ajuda. Aproveite as pausas para interagir com elas, brinque que elas também tem que te entregar o trabalho no final do dia. Aqui em casa tem funcionado.

Para as crianças maiores, muitas escolas estão enviando material para estudo, assim, o legal é separar uma hora do dia para auxilia-las nas dúvidas, ajudar na compreensão das atividades. Se tiver mais pessoas que possam dividir essa tarefa com você, peça ajuda, mesmo que por videos.

É um período diferente que temos passado, assim, não existe uma receita de bolo pronta para todas as famílias. Adaptações e mudanças tem que ser feitas todos os dias. Espero que essas pequenas dicas ajudem você também.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.