x

carreira na contabilidade

A difícil carreira de um contador

Dizem por aí que a carreira de um contador é difícil e dolorosa. Depende de como você se posiciona quanto a isso. Veja aqui um breve resumo do que eu entendo que seja a difícil carreira do contador.

02/04/2020 09:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A difícil carreira de um contador

A difícil carreira de um contador

Quando você pergunta para uma criança: "O que você quer ser quando crescer?" Em 99% dos casos a resposta não será"Quero ser um contador".

Apesar de não parecer muito, esse dado é muito icônico e representativo, pois a maioria dos contadores que se lançam no mercado de trabalho acabam por se tornarem profissionais frustrados.

Então vem a pergunta: "Quem em sã consciência planejou ser contador desde criancinha?" Tirando os filhos de contadores enganados por seus pais, muitos se apaixonam pela profissão ao longo da faculdade (muita das vezes por acidente).

Eu, por exemplo, fui um aluno de administração fisgado por uma professora apaixonada pela contabilidade e aqui estou escrevendo sobre esse amor e ódio pela profissão. Mas estou aqui para falar das dificuldades comuns de um contador jovem em sua profissão.

Por que é tão difícil começar a carreira na contabilidade?

O problema começa na hora de procurar um emprego, pois caímos naquele velho dilema:

"Vagas de estágio exigindo experiência anterior, sendo que o estágio é para conseguir experiência."

Isso se dá pois a maioria dos escritórios de contabilidade buscam em estagiários uma mão de obra barata.

Infelizmente isso acontece, alias é muito comum o contador depreciar a sua própria classe. É muito comum o contador experiente não compartilhar conhecimento para não sofrer concorrência no futuro. Eu sei, é um baita pensamento mesquinho, sinto vergonha dos colegas que pensam assim.

Então vai a principal dificuldade para começar na carreira contábil: O próprio contador mais experiente.

Fica essa lição para quando você estiver mais experiente: Compartilhe o máximo de conhecimento. Tem mercado para todos.

A maioria dos jovens profissionais não se ajudam no início de carreira.

Vejo amigos se formando em Ciências Contábeis com dificuldade de realizar operações simples de débito e crédito. Como assim não sabe? Como a faculdade permite uma coisa dessas?

Infelizmente a maioria das faculdade não estão preocupados em formar profissionais e sim vender diplomas. Quase que um sistema de aprovação automática. Quando eu estava prestes a me formar, eu sentia uma necessidade sobre humana de buscar conhecimento em contabilidade.

Eu li todos os CPC's da época em menos de um mês.

Vejo também uma dificuldade dos bacharéis em passar no exame de suficiência do CFC. No primeiro exame de 2017, somente 25% acertaram mais da metade do exame.

Isso comprova que a maioria dos jovens profissionais não se ajudam a começar na carreira. A nossa profissão exige um domínio técnico, afinal nós vendemos conhecimento.

Então vou mudar o título desse artigo: A carreira de um contador que dizem ser difícil.

Agora o título faz mais sentido, pois a carreira na contabilidade não é difícil e sim é vendida como difícil.

Eu poderia dizer: "Que bom que é vendida dessa forma, sobra mais para mim". Mas esse tipo de pensamento mesquinho não vai pra frente. Não podemos deixar ir para frente.

Então vou fazer uma lista de atitudes que você, jovem contador, pode tomar para acelerar sua carreira:

Estude, estude e estude. Leia a lei 6.404/76, leia o regulamente do ICMS, leia as NBCs TA, estude para o exame de qualificação técnica em auditoria, pericia etc.

Comece a carreira em um local onde se preze a divulgação do conhecimento e não o trabalho repetitivo. Normalmente em empresas de auditoria, consultoria e escritórios de contabilidade essa prática seja mais comum.

Viva um desafio de cada vez. É natural que a nossa geração seja ansiosa, você vai ter que fazer conciliação bancária, olhar as notas do caixinha ou conferir nota a nota de entrada. Domine esses processos pois você vai precisar deles lá na frente.

Não aceite sair de uma sala de aula com dúvida. Eu tenho um amigo que diz: Fazer uma pergunta não é burrice, burrice é não fazê-la. O professor está ali para ensinar e tirar suas dúvidas, então não aceite sair de uma sala de aulas com dúvidas.

Converse sempre com seu superior. Se você entender que está fazendo a mesma coisa a muito tempo, exponha isso ao seu superior, é comum existir rodízio das funções em um escritório.

Arrisque no momento certo. A melhor forma de crescer na carreira é arriscando. Se você receber um convite para assumir uma função mais senior e entender que dá conta, arrisque.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.