x

Conclusão Sobre Os Objetivos Dos Procedimentos Auditados Com O Enfoque No Processo

Uma vez que, o auditor detenha o entendimento da seqüência cronológica e da função dos documentos e informações envolvidos no processo que será auditado,

05/10/2005 00:00:00

3,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Uma vez que, o auditor detenha o entendimento da seqüência cronológica e da função dos documentos e informações envolvidos no processo que será auditado, podemos ir alem e pensar: Qual o objetivo destes procedimentos?

Alem de conhecer e entender o processo, é necessário que o auditor busque, junto à área auditada, identificar o objetivo dos procedimentos e rotinas empregadas.

O auditor de processo, como um profissional independente a operações desenvolvida pela área auditada, tem condições de avaliar junto com os técnicos e gestores envolvidos, se os objetivos das rotinas empregadas estão claramente definidos.

O conhecimento destes objetivos, assim como de sua importância perante o negócio da empresa, são de vital importância para conscientização da necessidade da eficácia das rotinas empregadas.

Ao mesmo tempo, quanto maior for a empresa e a quantidade de empregados envolvidos em seus processos, o risco do não atingimento dos objetivos envolvidos nas rotinas exercidas, possibilita perdas financeiras ou prejuízo a imagem da empresa.

Também avaliando os objetivos dos processos e de seus controles e rotinas, o auditor deve atentar para a sua real necessidade e valor agregado para o negocio exercido.

É muito comum que as áreas auditadas adotem procedimentos, considerando sua necessidade em um determinado período ou momento da empresa, e por costume, hábito ou até acomodação, continuem executando a rotina mesmo sem a permanência de sua necessidade.

Casos da manutenção de levantamentos de dados, apuração de números e quantidades, contabilidade de fatos, análise de flutuações e demais procedimentos, que por qualquer razão, em determinado período, foram necessários para a gerencia do negócio, mas que agora se apresentam desnecessários, são comumente detectados pelo auditor de processo.

Para determinar se o procedimento ou controle adotado possui um objetivo eficaz e pratico associada a sua execução o auditor de processo utiliza o fluxo vertical como uma espécie de mapa que demonstra o fluxo desenvolvido, o detalhamento dos procedimentos adotados e o objetivo de sua existência.

Utilizando o fluxo vertical como uma ferramenta estratégica para identificação e análise da real importância e necessidade dos objetivos envolvidos, o auditor de processo tem condições de avaliar seu atingimento, ou seja será possível verificar se a razão da existência do processo esta sendo alcançada, considerando:
 

  • O valor agregado ao negócio da empresa;

  • O tempo e custo dispensado em relação ao valor e importância envolvidos;

  • O envolvimento e a participação do procedimento no processo avaliado; e

  • Os índices e indicadores possíveis para mensurar sua performance, quando aplicável

RISCOS INERENTES

A partir do conhecimento dos objetivos existentes, assim como dos valores envolvidos, importância dentro do processo auditado e da forma da mensuração de sua performance, uma outra pergunta cabe ao auditor: O que acontece se o objetivo não é alcançado?

Uma vez que já é conhecida a razão do processo, qual as conseqüências se o mesmo não for adotado ou ser executado de forma indevida.

O auditor precisa avaliar os riscos quando o objetivo do processo não é alcançado, isto significa a identificação das possíveis perdas se considerando:

  • Aspectos financeiros;

  • Imagem da empresa;

  • Continuidade do negócio exercido;

  • Qualidade da operação; e

  • Integridade física de seu patrimônio.


Com base nos objetivos identificados, os processo desenvolvidos representam riscos para o negócio da empresa, que de acordo com os tipos de perdas citados acima, representarão o grau de sua importância nas operações existentes.

Esta análise será primordial ao trabalho do auditor de processo, uma vez que suportara a abrangência, tempo e custos dispensados em sua execução.

Como já vimos anteriormente, uma análise de processo deve considerar a importância e relevância envolvida nos procedimentos avaliados.

O auditor deve buscar a avaliação de controles que representem e agreguem valores significativos ao negocio da empresa.

É importante que não sejam desperdiçados esforços em procedimentos sem representatividade ou que não afetam significativamente o negócio exercido.

Sérgio Vidal

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.