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Como se manter competitivo no mercado contábil?

Existem elementos chaves indispensáveis para que o seu escritório sobressaia perante à concorrência. Faça uma análise sobre como tem se saído diante do mercado.

22/04/2020 08:50:01

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Como se manter competitivo no mercado contábil?

Como se manter competitivo no mercado contábil?

Ser um contador visionário é ter em mente que de tempos em tempos você tem de avaliar se sua empresa é competitiva perante o mercado contábil. Os avanços tecnológicos dão um alerta que o papel do contador de conformidade está ficando para trás. Sendo substituído por soluções digitais. O papel do contador tem de ser ressignificado como um consultor de negócio.

O contador, sendo peça fundamental de qualquer empresa, por ter acesso a números das mesmas, pode usar seus conhecimentos para gerar mais valor na gestão dos negócios de seus clientes. O que é chamado de contabilidade consultiva.

Um dos passos a serem feitos é entender as vertentes de trabalho na qual a contabilidade está rumando. Existem três formas que estão crescendo:

Contabilidade online. Empresas que visam atender vários clientes a baixo custo utilizando plataformas digitais. Por conta disso tem o mínimo de intervenção humana para realizar serviços contábeis e exige que o cliente seja mais autodidata em determinadas ações.

Contabilidade híbrida. Com essa modalidade de serviço, o cliente tem à disposição plataforma para serviços contábeis, porém o profissional também oferta serviços personalizados.

Contabilidade consultiva. Contadores que prestam serviços a mais do que os de conformidade envolvendo consultoria em áreas como a de estratégia, vendas, processos, finanças.

Existem 4 aspectos para se analisar se, de fato, a sua empresa tem feito diferença entre as concorrentes. Isso significa estar agregando valor aos seus clientes.

Avalie características do mercado regional. É preciso analisar concorrentes da sua região, não a nível nacional, analisando pontos como valores praticados e tipos de consumidores.

Ofereça uma proposta de valor que resolve a dor do cliente. Estar comprometido com o sucesso do cliente supera a determinação de cumprir com as obrigações legais. Neste sentido é preciso validar se atualmente sua proposta de valor toca na dor do cliente. 

Faça um alinhamento de expectativas. Não basta ter uma proposta de valor e você ter em mente a prestação de serviço X e o seu cliente espera X+Y. É necessário deixar claro de que maneira você atua e com o que você não atua.

Analise a sua curva de valor em relação à concorrência. Você tem de levar em conta como você está se posicionando em relação aos seus concorrentes. As respostas vão funcionar como termômetro para você entender  o que tem de favorável e o que precisa ser trabalhado. 

7 dicas para se manter competitivo no mercado contábil

1. Busque uma mudança na mentalidade

A transformação do mindset, da mentalidade, tem de se estender a todos os funcionários e gestores. Não adianta implantar tecnologia na empresa se a mentalidade local ainda está restrita no processo manual. 

2. Explore a tecnologia

Automação dos processos é sinônimo de empresa em crescimento constante. A otimização do tempo do funcionário em processos como geração de folha de pagamento, pró-labore, apuração de impostos, baixa de notas fiscais, envio de documentos, captura de informações, controle de validação, será muito melhor.

Essas transformações vão lhe ajudar a chegar num preço mais competitivo e ainda remanejar mais energia para a clientela. Você pode se utilizar de um CRM de vendas para automatizar o relacionamento com os clientes e facilitar o processo de aquisição deles.

3. Compreenda seus diferenciais competitivos

Aproveite a tecnologia para manipular os dados de maneira que te favoreça a projetar melhoras no seu negócio sempre. Faça análise de aquisição de clientes, estrutura operacional, entrega para o mercado, produtividade.

4. Aposte na segmentação do mercado

Quanto mais você afunila que tipo de cliente se quer atender, mais você terá domínio e autoridade sobre aquele público. Segmentar é a chance de se voltar a energia total para soluções diferenciadas para determinado público. Os ganhos, para ambos os lados, são bem melhores. 

5. Gere valor para o cliente

O segredo para longas parcerias é que um seja importante na vida do outro. Isso também se aplica a empresários e contadores. Você precisa gerar valor ao cliente. Saber quais dores ele tem e apresentar soluções. Você pode oferecer terceirização do financeiro ou consultorias estratégicas.

6. Lide com conflitos no preço

Com a diferenciação nos seus serviços você não tem como querer comparar seus preços aos preços praticados pela contabilidade online ou mesmo por um contador que está barateando valores para captar cliente. O seu foco sempre será em como você se manter como alguém que gera valor para o cliente, que entrega soluções, que é um contador e conselheiro do negócio.

7. Acerte na gestão de pessoas

As pessoas são fantásticas! Não podemos nos esquecer disso nunca. Existem ferramentas nas quais podemos utilizar para que sempre possamos extrair o melhor dos funcionários mantendo um ambiente de trabalho harmonioso. Quer dicas?

Inspire visões compartilhadas. Todos os seus funcionários devem ter claro em mente todos os processos da empresa, todas as crenças daquela organização. Precisam estar em sintonia. Assim fica bem mais fácil botar em práticas as rotinas de acordo com a alma da empresa.

Capacite os outros. Trazer palestras de fora para a sua equipe é genial e nesse repassar de conteúdos não pode faltar os seus. Você também tem de capacitar a equipe.

Desafie o processo. Uma das maiores qualidades que o profissional tem de ter é ter curiosidade, questionar. Lembre a sua equipe de sempre questionar os processos, pois desta forma se tem novas alternativas, novas soluções. Cria-se uma cultura de desenvolvimento constante.

Modele o caminho pelo exemplo. Toda mudança que desejar em sua empresa tem de partir de você primeiro, gestor. 

Encoraje as emoções. Ser humano é emoção. São os sentimentos que nos movem, logo busque captar os melhores desses dentro de seus funcionários.

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